20.5.20

Criação e Casamento

Quarta-feira, 20 de Maio

A última década testemunhou enormes mudanças na maneira como a sociedade e os governos definem o casamento. Muitas nações aprovaram casamentos entre pessoas do mesmo sexo, anulando leis anteriores que protegiam a estrutura familiar, cujo centro é um homem e uma mulher. Este é um acontecimento sem precedentes em muitos aspectos e levanta novas questões sobre a instituição do casamento, a relação entre Igreja e Estado e a santidade do casamento e da família, conforme definida nas Escrituras.

5. Leia Génesis 1:26-28; 2:18, 21-24. O que nos ensinam estes textos sobre o ideal de Deus para o casamento?

No sexto dia, Deus chegou ao clímax da semana da criação: Ele fez a humanidade. É impressionante que o plural seja usado para Deus em Génesis 1:26 pela primeira vez: “‘Façamos o homem à Nossa imagem”. Todas as pessoas da trindade divina, num relacionamento de amor umas com as outras, criaram o casamento humano divinamente instituído aqui na Terra.

“Criou Deus, pois, o homem à Sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou” (Génesis 1:27). Adão declarou: “Esta, afinal, é osso dos meus ossos e carne da minha carne” (Génesis 2:23) e chamou-a “varoa” ou “mulher”. O casamento exige que o homem deixe pai e mãe e se una “à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne” (Génesis 2:24).

As Escrituras são claras e inquestionáveis quanto ao facto de que esta relação deve acontecer entre um homem e uma mulher, que se originaram do seu pai e mãe, também um homem e uma mulher. Este conceito foi esclarecido nas instruções dadas aos primeiros pais da Terra: “E Deus os abençoou e lhes disse: Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra e sujeitai-a” (Génesis 1:28). No quinto mandamento, é declarado que os filhos (descendentes) devem honrar o seu pai e a sua mãe (Êxodo 20:12). Este relacionamento mútuo só pode ser consumado numa relação heterossexual.

Leia as palavras de Jesus em Mateus 19:3-6. O que ensinam elas sobre a natureza e a santidade do casamento? Embora nunca nos devamos esquecer do amor de Deus por toda a humanidade e de que todos somos pecadores, como devemos assumir uma posição firme e fiel sobre os princípios bíblicos do casamento, à luz das Suas palavras?