10.5.20

Compreensão das Escrituras

Domingo, 10 de Maio

1. Leia 2 Timóteo 3:16, 17. Para que propósitos nos foi dada a Bíblia?

A Bíblia foi escrita como um testemunho do plano divino de redimir a humanidade caída e da obra de Deus na História. Ela foi dada para nos instruir nos caminhos da justiça. O Senhor escolheu fazer isto em linguagem humana, tornando os Seus pensamentos e ideias visíveis com palavras que entendemos. Ao redimir Israel do Egito, Deus escolheu uma nação específica para transmitir a Sua mensagem a todos os povos. Ele permitiu que esta nação comunicasse a Sua Palavra através do seu idioma, o hebraico (e algumas porções em aramaico, língua relacionada ao hebraico).

A ascensão da cultura grega trouxe uma nova oportunidade, permitindo que o Novo Testamento fosse transmitido através do idioma universal, o grego, que era amplamente falado naquela parte do mundo neste período. (Além disso, havia uma tradução grega do Antigo Testamento, a Septuaginta.) Depois da morte de Cristo, esta linguagem universal habilitou os apóstolos e a igreja primitiva a espalhar a mensagem por toda parte com um novo zelo missionário. Posteriormente, o apóstolo João “atestou a palavra de Deus e o testemunho de Jesus Cristo, quanto a tudo o que viu” (Apocalipse 1:2). Desta maneira, a Bíblia demonstra a continuidade deste inspirado “testemunho” desde o primeiro escritor das Escrituras até o último.

2. Leia Deuteronómio 32:46, 47. Porque era tão importante que os filhos de Israel cumprissem “todas as palavras desta Lei” (Deuteronómio 32:46), a Torá ou “instrução”? Como é que a Palavra de Deus “prolonga” os nossos dias? O que significa isto no nosso contexto atual?

Algumas pessoas não só têm a Bíblia traduzida no seu idioma nativo, mas possuem até várias versões dela na sua língua. Outros têm apenas uma versão e, em alguns casos, nem isso. Contudo, independentemente da versão disponível, o ponto essencial é estimá-la como a Palavra de Deus e, mais importante, obedecer ao que ela ensina.

Porque nunca é “coisa vã” (Deuteronómio 32:47) obedecer à Palavra de Deus e ensiná-la aos seus filhos?