24.5.20

A Criação: O Génesis Como Fundamento (Parte 2)

Lição 9, 23 a 29 de Maio


Sábado à tarde

LEITURAS DA SEMANA: Jó 26:7-10; Génesis 1-2, 5, 11; 1 Coríntios 1:18-27; Mateus 19:4, 5; João 1:1-3

VERSO PARA MEMORIZAR: “Os céus manifestam a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos.” Salmos 19:1

Muitos pensadores importantes foram inspirados pelas Escrituras a investigar o mundo criado por Deus. Como resultado, nasceu a ciência moderna. Johannes Kepler, Isaac Newton, John Ray, Robert Boyle e outros grandes cientistas acreditavam que o seu trabalho revelava ainda mais sobre a criação das mãos de Deus.

Contudo, após a Revolução Francesa, a ciência do século 19 passou de uma cosmovisão teísta para uma cosmovisão fundamentada no naturalismo e no materialismo, frequentemente sem nenhum espaço para o sobrenatural. Estas ideias filosóficas foram popularizadas por Charles Darwin, no seu livro A Origem das Espécies (1859). Desde esta época, a ciência tem-se distanciado cada vez mais do seu fundamento bíblico, resultando numa reinterpretação radical da história do Génesis.

Será que a Bíblia ensina uma visão antiquada e não científica da cosmologia? Teria o relato bíblico sido simplesmente obtido das nações pagãs vizinhas? A Bíblia foi condicionada culturalmente pelo seu tempo e lugar, ou a sua natureza inspirada eleva-nos a uma visão das origens que é completa na sua estrutura divina?

Estes são alguns assuntos que vamos estudar na lição desta semana.