29.5.20

A Criação nas Escrituras

Quinta-feira, 28 de Maio

7. Leia as seguintes passagens das Escrituras e descreva como cada um destes autores se referiu aos capítulos 1 a 11 de Génesis:

Mateus 19:4, 5
Marcos 10:6-9
Lucas 11:50, 51
João 1:1-3
Atos 14:15
Romanos 1:20
2 Coríntios 4:6
Efésios 3:9
1 Timóteo 2:12-15
Tiago 3:9
1 Pedro 3:20
Judas 11, 14
Apocalipse 2:7; 3:14; 22:2, 3

Jesus e todos os escritores do Novo Testamento referiram-se a Génesis 1 a 11 como história fidedigna. Em Mateus 19:4, Jesus referiu-Se aos escritos de Moisés e à criação do homem e da mulher. Paulo usou repetidamente o relato da criação para fundamentar os argumentos teológicos que ele defendeu nas suas epístolas. Ele declarou aos sábios de Atenas: “O Deus que fez o mundo e tudo o que nele existe, sendo Ele Senhor do Céu e da Terra, não habita em santuários feitos por mãos humanas” (Atos 17:24). Assim, os escritores do Novo Testamento desenvolveram as suas mensagens com base na natureza fundamental do Génesis para mostrar ao leitor moderno a importância dos seus eventos literais.

Leia, por exemplo, Romanos 5. Paulo fez uma ligação directa entre Adão e Jesus (veja Romanos 5:12, 14-19) mais de seis vezes. Isto é, ele admitiu a existência literal de um Adão histórico, um conceito que se torna fatalmente comprometido quando um modelo evolutivo das origens substitui uma leitura literal dos textos.

Se os escritores do Novo Testamento, inspirados pelo Espírito Santo, e o próprio Jesus consideravam o relato da criação uma história fidedigna, porque seria insensatez, com base em alegações de homens caídos e falíveis, não fazermos o mesmo?