27.5.20

A Criação e o Tempo

Quarta-feira, 27 de Maio

6. Leia Génesis 5 e 11. Como é que a Bíblia traça a história da humanidade de Adão a Noé e de Noé até Abraão?

Há um elemento que torna estas genealogias singulares na Bíblia: elas contêm o elemento do tempo, fazendo com que alguns estudiosos as chamem corretamente de “cronogenealogias”. Elas contêm um mecanismo de interligação de informações de descendência junto com períodos de tempo, de maneira que “quando a primeira pessoa tinha vivido uma quantidade determinada de anos, ela gerou a segunda pessoa. E a primeira pessoa, depois que gerou a segunda, viveu por mais certa quantidade de anos e gerou outros filhos e filhas”. Génesis 5 acrescenta a frase padrão: “Todos os dias da primeira pessoa foram tantos anos”. Este sistema interligado teria impedido a exclusão de certas gerações ou o acréscimo de outras. Génesis 5 e 11 contêm uma linha contínua de descendência, como é confirmado por 1 Crónicas 1:18-27, em que não há acréscimo nem ausência de gerações. Desta maneira, a Bíblia interpreta-se a si mesma.

Há quase 2.000 anos que especialistas judeus e cristãos têm interpretado que estes textos representam a história e uma forma precisa de determinar a data do Dilúvio e a idade da Terra, pelo menos a partir dos sete dias da criação, conforme descritos em Génesis 1 e 2.

Nas últimas décadas, tem havido tentativas de reinterpretar Génesis 5 e 11 para acomodar períodos mais longos, o que é sugerido na maneira em que alguns dados arqueológicos e históricos são interpretados por seres humanos falíveis. Apesar disso, podemos comprovar a confiabilidade do registo bíblico.

Se quisermos entender o conceito divino de tempo e o seu progresso ao longo da História, devemos reconhecer que estes dois capítulos são “tão históricos como teológicos, ligando Adão ao resto da humanidade e Deus ao homem no domínio dos limites do espaço e do tempo. Génesis 5 e 11:10-26 apresentam a estrutura de tempo e a cadeia humana que liga o povo de Deus ao homem que Ele criou como o clímax do evento da criação de seis dias deste planeta” (Gerhard F. Hasel, “The Meaning of the Chronogenealogies of Genesis 5 e 11”, Origins 7/2 [1980], p. 69).

Embora estes textos do Antigo Testamento estejam ali por boas e importantes razões, o que disse Paulo em 1 Timóteo 1:4 e Tito 3:9? Porque devemos dar atenção às palavras do apóstolo quando falamos sobre estes textos de Génesis?