5.5.20

A Bíblia e a Cultura

Terça-feira, 05 de Maio

3. De acordo com Atos 17:16-32, Paulo tentou apresentar a mensagem do evangelho num novo contexto: a filosofia da cultura grega. Como é que contextos culturais diversos influenciam a maneira de avaliar a importância de ideias diferentes?

O conhecimento da cultura do Oriente Próximo é útil para compreender algumas passagens bíblicas. “Por exemplo, a cultura hebraica atribui a um indivíduo a responsabilidade por atos que ele não cometeu, mas permitiu que ocorressem. Por essa razão, os escritores da Bíblia creditavam geralmente a Deus como tendo executado activamente o que no pensamento ocidental Ele permite ou não evita que aconteça. Um exemplo disto é o endurecimento do coração de Faraó” (Métodos de Estudo da Bíblia, secção 4).

A cultura também levanta algumas questões hermenêuticas importantes. A Bíblia é condicionada culturalmente e, portanto, relacionada apenas a essa cultura naquilo que ela declara? Ou a mensagem divina concedida numa cultura específica transcende essa cultura específica e fala a todo o ser humano? O que acontece se a nossa experiência cultural se torna o fundamento e a prova decisiva para a nossa interpretação das Escrituras?

Em Atos 17:26, o apóstolo Paulo apresentou uma perspectiva interessante sobre a realidade que muitas vezes é negligenciada quando lemos este texto. Ele declarou que Deus nos fez a todos a partir de um só. Embora sejamos culturalmente muito diferentes, de acordo com a Bíblia, há um elo comum que une todas as pessoas, apesar das suas diferenças culturais, e isto porque Deus é o Criador de toda a humanidade. A nossa pecaminosidade e necessidade de salvação não se limitam a uma cultura. Todos precisamos da salvação oferecida a nós pela morte e ressurreição de Jesus Cristo.

Embora Deus tenha falado a gerações específicas, Ele cuidou para que as futuras gerações que leriam a Palavra de Deus entendessem que estas verdades vão além das circunstâncias locais e limitadas em que os textos da Bíblia foram escritos.

Paralelamente, pense na álgebra, que foi inventada no século IX d.C., em Bagdade. Isto significaria, então, que as verdades e princípios deste ramo da matemática estão limitados apenas àquele tempo e lugar? É evidente que não!

Aplica-se o mesmo princípio às verdades da Palavra. Embora a Bíblia tenha sido escrita há muito tempo em culturas muito diferentes da nossa, as suas verdades são tão relevantes para nós como para quem elas foram endereçadas em primeiro lugar.