25.4.20

Somente pelas Escrituras – Sola Scriptura

Lição 5, 25 de Abril a 1 de Maio


Sábado à tarde

VERSO ÁUREO: “Porque a Palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração.” Hebreus 4:12

LEITURAS DA SEMANA: 1 Coríntios 4:1-6; Tito 1:9; 2 Timóteo 1:13; Marcos 12:10, 26; Lucas 24:27, 44, 45; Isaías 8:20

A declaração protestante “Somente as Escrituras” (Sola Scriptura) elevou a Bíblia como o único padrão e fonte decisiva para a teologia. Em contraste com a teologia católica romana, que enfatizava as Escrituras e a tradição, a fé protestante enfatizava a palavra-chave “somente”; isto é, somente as Escrituras são a autoridade final quando estão em discussão assuntos de fé e doutrina.

A Bíblia deu força e autoridade decisivas à Reforma Protestante e à sua revolta contra Roma e os erros que esta ensinou durante ­séculos. Em oposição a uma interpretação alegórica das Escrituras, em que eram atribuídos ao texto muitos significados diferentes, os reformadores enfatizaram a importância de uma interpretação histórico-gramatical da Bíblia, que levava a sério o significado gramatical e literal do texto bíblico.

Nesta semana, vamos examinar o princípio da Sola Scriptura com mais detalhes. Vamos descobrir que sola Scriptura implica alguns princípios fundamentais de interpretação bíblica indispensáveis a uma compreensão apropriada da Palavra de Deus. Sendo protestantes, devemos manter a Bíblia como a autoridade doutrinal suprema.