16.4.20

Os Apóstolos e a Bíblia

Quinta-feira, 16 de Abril

Os escritores do Novo Testamento abordaram a Bíblia da mesma forma que Jesus o fazia. Em matéria de doutrina, ética e cumprimento profético, o Antigo Testamento era, para eles, a Palavra autoritativa de Deus. Nada do que estes homens disseram ou fizeram desafia a autoridade e a autenticidade de qualquer parte da Bíblia.

6. Como entendiam os apóstolos a autoridade da Palavra de Deus? Atos 4:24-26; 13:32-36; Romanos 9:17; Gálatas 3:8

Nestas passagens, observe como as Escrituras estão intimamente relacionadas à voz do próprio Deus. Em Atos 4, pouco antes de receberem a plenitude do Espírito Santo, os discípulos louvaram a Deus pelo livramento de Pedro e João. No seu louvor, eles levantaram as vozes, reconhecendo Deus como o Criador e admitindo que Ele tinha falado através de Davi, Seu servo. Isto é, as palavras de Davi são as palavras de Deus. Em Atos 13:32-36, Davi foi citado novamente por Paulo, mas as suas palavras são atribuídas a Deus, pois o versículo 32 diz: “o que Deus prometeu aos nossos antepassados”.

Em Romanos 9:17, onde se esperaria que Deus fosse o sujeito, Paulo usou o termo “Escritura”, afirmando: “Porque a Escritura diz a Faraó”, o que poderia, na verdade, ser dito de outra forma: “Porque Deus diz a Faraó”. Em Gálatas 3:8, o sujeito “Escritura” é usado no lugar de “Deus”, mostrando quanto a Palavra do Senhor está intimamente ligada ao próprio Criador.

Na verdade, os escritores do Novo Testamento confiavam uniformemente no Antigo Testamento como a Palavra de Deus. No Novo Testamento existem centenas de citações do Antigo Testamento. Um estudioso compilou uma lista de 2.688 referências específicas, sendo 400 de Isaías, 370 dos Salmos, 220 de Êxodo e assim por diante. Se adicionássemos a esta lista alusões, temas e ideias, o número aumentaria muito. Os livros estão repletos de referências às profecias do Antigo Testamento que são frequentemente introduzidas com a expressão: “está escrito” (Mateus 2:5; Marcos 1:2; 7:6, Lucas 2:23; 3:4; Romanos 3:4; 8:36; 9:33; 1 Coríntios 1:19; Gálatas 4:27; 1 Pedro 1:16). Tudo isto confirma que as Escrituras do Antigo Testamento são o fundamento sobre o qual repousam os ensinamentos de Jesus e dos apóstolos.

O que nos ensinam estes exemplos sobre os perigos das ideias que diminuem a nossa confiança na autoridade das Escrituras?