5.4.20

Origem e Natureza da Bíblia

Lição 2, 04 a 10 de Abril


Sábado à tarde

VERSO ÁUREO: “Pelo que também damos, sem cessar, graças a Deus, pois, havendo recebido de nós a palavra da pregação de Deus, a recebestes, não como palavra de homens, mas (segundo é, na verdade) como palavra de Deus, a qual também opera em vós, os que crestes.” 1 Tessalonicenses 2:13

LEITURAS DA SEMANA: 2 Pedro 1:19-21; 2 Timóteo 3:16, 17; Deuteronómio 18:18; Êxodo 17:14; João 1:14; Hebreus 11:3, 6

A nossa maneira de ver e compreender a origem e a natureza das Escrituras impacta grandemente a função que a Bíblia desempenha na nossa vida e na igreja como um todo. A nossa interpretação da Bíblia é significativamente moldada e influenciada pela compreensão do processo de revelação e inspiração. Se desejamos entender as Escrituras, precisamos, antes de tudo, permitir que elas determinem os parâmetros fundamentais de como devem ser tratadas. Não podemos estudar matemática com os métodos empíricos empregados em biologia ou sociologia. Não podemos estudar física com as mesmas ferramentas usadas para estudar história. De modo semelhante, as verdades espirituais da Bíblia não serão conhecidas nem entendidas por métodos ateístas, que abordam a Bíblia como se Deus não existisse. Em vez disso, a interpretação das Escrituras precisa levar a sério a dimensão divino-humana da Palavra de Deus. Portanto, para compreender as Escrituras, é necessário que abordemos a Bíblia com fé e não com ceticismo metodológico, muito menos com dúvida.

Nesta semana, vamos examinar alguns aspectos fundamentais da origem e natureza da Bíblia, que devem impactar a nossa interpretação e compreensão da Palavra de Deus.