8.4.20

O Paralelo entre Cristo e as Escrituras

Quarta-feira, 08 de Abril

5. Leia João 1:14; 2:22; 8:31, 32; 17:17. Que paralelos existem entre Jesus, o Verbo de Deus encarnado, e as Escrituras, a Palavra do Senhor escrita?

Existe um paralelo entre o Verbo de Deus, que Se tornou carne (isto é, Jesus Cristo) e a Palavra de Deus escrita (isto é, as Escrituras). Assim como Jesus foi concebido de maneira sobrenatural pelo Espírito Santo, embora nascido de uma mulher, as Sagradas Escrituras também são de origem sobrenatural, porém transmitidas mediante seres humanos.

Cristo tornou-Se homem no tempo e no espaço. Ele viveu num tempo e lugar específicos. No entanto, este facto não anulou a Sua divindade nem O tornou historicamente relativo. Ele é o único Redentor para todos, em todo o mundo, durante todo o tempo (Atos 4:12). Da mesma forma, a Palavra de Deus escrita, a Bíblia, foi dada num momento específico e numa cultura particular. Assim como Jesus, a Bíblia não é condicionada pelo tempo, isto é, limitada a um tempo e local específicos; em vez disso, ela permanece válida para todas as pessoas, em todo o mundo.

Quando Deus Se revelou, Ele desceu ao nível humano. A natureza humana de Jesus mostrava todos os sinais das enfermidades e os efeitos de cerca de 4.000 anos de degeneração. No entanto, Ele foi sem pecado. Da mesma forma, a linguagem das Escrituras é a linguagem humana, não uma linguagem “sobre-humana perfeita” que ninguém fala nem entende. Embora todo o idioma tenha as suas limitações, o Criador da humanidade, que é o Criador da linguagem humana, é perfeitamente capaz de comunicar a Sua vontade ao ser humano de maneira confiável, sem enganar.

É evidente que toda a comparação tem os seus limites. Jesus Cristo e as Sagradas Escrituras não são idênticos. A Bíblia não é uma encarnação de Deus. Deus não é um livro. Deus tornou-Se humano em Jesus Cristo. Amamos a Bíblia porque adoramos o Salvador proclamado nas suas páginas.

A Bíblia é uma união divino-humana singular e inseparável. Sobre isso, Ellen G. White declarou: “As Escrituras Sagradas, com verdades dadas por Deus e expressas na linguagem da humanidade, apresentam uma união do divino com o humano. União semelhante existiu na natureza de Cristo, que era o Filho de Deus e o Filho do Homem. Pode-se dizer da Bíblia o que foi dito sobre Cristo: ‘o Verbo Se fez carne e habitou entre nós’” (João 1:14; O Grande Conflito, p. 8).

Porque são as Escrituras fundamentais à nossa fé? Sem elas, onde estaríamos?