13.4.20

Jesus e a Lei

Segunda-feira, 13 de Abril

2. Leia Mateus 5:17-20; 22:29; 23:2, 3. O que disse Jesus nestes contextos?

Jesus ensinou aos Seus discípulos a obediência à Palavra de Deus e à Lei. Não há da Sua parte um indício sequer de dúvida sobre a autoridade ou relevância das Escrituras. Pelo contrário, Ele referiu-Se constantemente a elas como a fonte da autoridade divina. Aos saduceus, Ele disse: “Errais, não conhecendo as Escrituras nem o poder de Deus” (Mateus 22:29). Cristo ensinou que um mero conhecimento intelectual da Bíblia e dos seus ensinos era insuficiente para conhecer a verdade e, mais importante, para conhecer o Senhor, Aquele que é essa verdade.

3. Leia Mateus 22:37-40. Qual é a visão de Jesus sobre a Lei de Moisés?

Na declaração ao intérprete da Lei, Jesus resumiu os Dez Mandamentos, dados a Moisés quase 1.500 anos antes. Jesus concentrou-Se na Lei do Antigo Testamento e elevou-a ao mais alto nível. Muitos cristãos têm concluído de forma errada que um novo mandamento foi dado nesta passagem, e, portanto, de alguma forma, a Lei do Antigo Testamento foi substituída pelo evangelho do Novo Testamento. Mas o que o Jesus estava a ensinar está fundamentado na Lei do Antigo Testamento. Cristo tinha revelado a Lei mais plenamente e resumiu os Dez Mandamentos, cujos quatro primeiros se concentram no relacionamento divino-humano, e os seis últimos focalizam os relacionamentos humanos. Ele disse que destes “dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas” (Mateus 22:40). Assim, com a expressão “a Lei e os Profetas”, Jesus também enalteceu o Antigo Testamento, pois esta é uma maneira abreviada de se referir à Lei, aos profetas e aos escritos, ou às três divisões do Antigo Testamento.

“[Cristo] apontava às Escrituras como de autoridade inquestionável, e devemos fazer o mesmo. A Bíblia deve ser apresentada como a Palavra do Deus infinito, como o termo de toda a polémica e o fundamento de toda a fé.” Ellen G. White, Parábolas de Jesus, p. 39, 40

Há outras autoridades a competir contra a nossa submissão à Bíblia (família, filosofia, cultura)?