24.4.20

Estudo Adicional 24.04.20

Sexta-feira, 24 de Abril

Leia de Ellen G. White: “Nossa Única Salvaguarda” em O Grande Conflito, p. 593-602

A tradição, a experiência, a cultura, a razão e a Bíblia estão presentes na nossa reflexão sobre a Palavra de Deus. A pergunta decisiva é: qual destas fontes tem a palavra final e a autoridade suprema na nossa teologia? Uma coisa é confirmar a Bíblia, mas algo completamente diferente é permitir que ela, mediante o ministério do Espírito Santo, influencie e mude a vida.

“Na Sua Palavra, Deus conferiu aos homens o conhecimento necessário para a salvação. As Santas Escrituras devem ser aceites como autoritativa e infalível revelação da Sua vontade. Elas são a norma do caráter, o revelador das doutrinas, a pedra de toque da experiência religiosa.” Ellen G. White, O Grande Conflito, p. 9

Perguntas para consideração:

1. Porque é mais fácil defender os detalhes de algumas tradições humanas do que viver o espírito da Lei de Deus: amar o Senhor, nosso Deus, de todo o nosso coração e entendimento, e amar o próximo como a nós mesmos? (veja Mateus 22:37-40).

2. Comente a sua resposta à pergunta final de domingo. Que função a deve ter tradição na nossa igreja? Que bênçãos e desafios observa nas tradições religiosas?

3. Como podemos garantir que a tradição, não importa quão boa ela seja, não substitua a Palavra escrita de Deus como a nossa norma e autoridade final?

4. Imagine que alguém afirme ter recebido um sonho em que o Senhor lhe teria dito que o domingo é o verdadeiro dia de descanso e adoração nos tempos do Novo Testamento. Como responderia a essa pessoa? O que nos ensina uma história semelhante a essa sobre como a experiência deve ser sempre provada pela Palavra de Deus?

5. Fale sobre a cultura em que a sua igreja está imersa. Como influencia essa cultura a sua fé? Que exemplos encontramos na História em que a cultura tenha influenciado grandemente as ações dos membros da igreja de uma forma que hoje vemos como negativa? Que lições podemos extrair deste facto para não cometer erros semelhantes?