17.4.20

Estudo Adicional 17.04.20

Sexta-feira, 17 de Abril

Leia de Ellen G. White: “Em Criança”, p. 68-74, e “A Tentação”, p. 114-123, em O Desejado de Todas as Nações.

“Os homens consideram-se mais sábios do que a Palavra de Deus, mais sábios até do que o próprio Deus; e em vez de firmar os seus pés no fundamento inabalável, e pôr tudo à prova da Palavra do Senhor, eles provam essa Palavra pelas suas próprias ideias de ciência e natureza, e se essa Palavra não concorda com as suas ideias científicas, ela então é descartada como indigna de crédito.” Ellen G. White, Signs of the Times [Sinais dos Tempos], 27 de Março de 1884, p. 1

“Os que mais bem se acham familiarizados com a sabedoria e o propósito de Deus da maneira como foram revelados na Sua Palavra tornam-se homens e mulheres de vigor mental; e podem tornar-se obreiros eficientes com o grande Educador, Jesus Cristo [...]. Ele deu a Seu povo as palavras da verdade, e todos são convidados a desempenhar uma parte em torná-las conhecidas ao mundo [...]. Não há santificação à parte da verdade – a Palavra. Quão essencial, portanto, que ela seja compreendida por todos!” Ellen G. White, Fundamentos da Educação Cristã, p. 432

Perguntas para consideração:

1. Se Jesus, os escritores dos evangelhos e Paulo trataram o Antigo Testamento como a Palavra de Deus, porque muitas visões sobre as Escrituras estão erradas? Porque não devemos cair nesses argumentos?

2. Muitos estudiosos bíblicos modernos vão tão longe no seu ceticismo que chegam a negar verdades bíblicas: rejeitam a criação literal de seis dias e aceitam bilhões de anos de evolução; recusam um Adão sem pecado num mundo perfeito; repudiam o Dilúvio universal; rejeitam a existência literal de Abraão; negam a história do Êxodo; contestam os milagres de Jesus, incluindo até a Sua ressurreição; e rejeitam a profecia preditiva, em que os profetas revelam o futuro, às vezes com séculos ou milénios de antecedência. O que revelam estas conclusões sobre o que acontece quando pessoas duvidam da autoridade e autenticidade da Bíblia? Como podemos ajudar as pessoas a compreender claramente a verdade?

3. Todas as Escrituras são inspiradas, mesmo as partes que não são necessariamente aplicáveis a nós hoje e que se cumpriram em Cristo? Em que sentido essas porções da Bíblia nos beneficiam hoje?