10.4.20

Estudo Adicional 10.04.20

Sexta-feira, 10 de Abril

Leia o documento “Métodos de Estudo da Bíblia”: seção 2: “Pressuposições Originadas de Afirmações das Escrituras”, parte a) “Origem”, e parte b) “Autoridade”. (Disponível em: http://www.centrowhite.org.br/metodos-de-estudo-da-biblia.)

Por mais essencial que a Bíblia seja para a nossa fé, ela sozinha não teria valor espiritual real para nós, se não fosse pela influência do Espírito Santo em nosso coração e mente quando a lemos e estudamos.

“Na Sua Palavra, Deus conferiu aos homens o conhecimento necessário para a salvação. As Santas Escrituras devem ser aceitas como autorizada e infalível revelação da Sua vontade. Elas são a norma do caráter, o revelador das doutrinas, a pedra de toque da experiência religiosa. [...] Entretanto, o facto de que Deus revelou a Sua vontade aos homens através da Sua Palavra não tornou desnecessária a contínua presença e direção do Espírito Santo. Ao contrário, o Espírito foi prometido pelo nosso Salvador para esclarecer a Palavra a Seus servos, iluminando e aplicando os seus ensinos. E, considerando que foi o Espírito de Deus que inspirou as Sagradas Escrituras, é impossível que o ensino do Espírito seja contrário ao da Palavra.” Ellen G. White, O Grande Conflito, p. 9

Perguntas para consideração:

1. Porque Se revela Deus a Si mesmo e a Sua vontade? Precisamos da revelação?

2. Deus revela-Se de maneira mais geral através da natureza, porém mais especificamente mediante sonhos (Daniel 7:1), visões (Génesis 15:1), sinais (1 Reis 18:24, 38) e mediante o Seu Filho (Hebreus 1:1, 2). Deus já Se revelou a si?

3. Alguns estudiosos da Bíblia consideram mitos alguns dos seus ensinamentos. A criação, Adão e Eva literais, o Êxodo e as histórias de Daniel são exemplos de relatos rejeitados como sendo meramente histórias inventadas para ensinar verdades espirituais. Isto é o que acontece quando o ser humano julga a Bíblia. Porque é perigosa esta atitude?

4. Deus revelou a Sua vontade na Bíblia. Contudo, Ele deseja a nossa ajuda para propagar a verdade e as boas-novas da salvação somente em Jesus Cristo. Que tipo de Deus as pessoas veem em si e no seu comportamento?