12.4.20

Está Escrito

Domingo, 12 de Abril

O batismo de Jesus, realizado por João Batista, marcou o início do ministério do Salvador. Depois desse evento, Cristo foi levado pelo Espírito ao deserto da Judeia, onde, na Sua condição humana mais fraca, foi tentado por Satanás.

1. Leia Mateus 4:1-11. Como Se defendeu Jesus contra as tentações de Satanás no deserto? O que aprendemos sobre a Bíblia neste relato?

Quando tentado pelo apetite, Jesus respondeu: “Está escrito: Não só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus” (Mateus 4:4). Jesus apontou para a Palavra viva e a sua fonte divina fundamental. Desta maneira, Ele confirmou a autoridade das Escrituras. Quando tentado com os reinos e glórias do mundo, Jesus respondeu: “Está escrito: Ao Senhor, teu Deus, adorarás, e só a Ele darás culto” (Mateus 4:10; Lucas 4:8). Cristo lembrou-nos que a verdadeira adoração se concentra em Deus, e não em alguma outra pessoa, e que submissão à Sua Palavra é verdadeira adoração. Finalmente, em relação à tentação do amor à exibição e à presunção, Jesus respondeu: “Também está escrito: Não tentarás o Senhor, teu Deus” (Mateus 4:7; Lucas 4:12).

Nas três tentações, Jesus respondeu com as palavras “está escrito”. Isto é, Ele foi diretamente à Palavra, e nada mais, para lidar com os ataques e enganos de Satanás. Esta é uma lição poderosa para todos nós: a Bíblia, e apenas a Bíblia, é o padrão supremo e o fundamento da nossa crença.

Sim, apenas a Bíblia, e unicamente a Bíblia, foi o método de defesa de Jesus contra os ataques do adversário. Cristo é Deus, mas, na Sua defesa contra Satanás, Ele submeteu-Se unicamente à Palavra de Deus.

Não foi opinião; não foi um argumento elaborado e complicado; nem foi com palavras de animosidade pessoal. Foi pelas simples, mas profundas palavras das Escrituras. Para Cristo, a Palavra tinha a maior autoridade e o maior poder. Assim, o Seu ministério começou com um fundamento certo e continuou a desenvolver-se com base na confiabilidade da Bíblia.

Como podemos ser tão dependentes da Palavra de Deus e tão submissos a ela, de acordo com o exemplo de Jesus?