9.4.20

Compreendendo a Bíblia com Fé

Quinta-feira, 09 de Abril

6. Leia Hebreus 11:3, 6. Porque é a fé tão essencial para entender Deus e a Sua Palavra? Porque é impossível agradar a Deus sem fé?

Todo a verdadeira aprendizagem acontece no contexto da fé. É a fé implícita da criança em relação aos pais que a habilita a aprender coisas novas. É um relacionamento de confiança que orienta a criança a aprender os aspectos básicos e fundamentais da vida e do amor. Portanto, o conhecimento e a compreensão surgem de um relacionamento de amor e de confiança.

Na mesma linha, um bom músico toca bem uma música quando ele não apenas domina as habilidades técnicas que o ajudam a tocar um instrumento, mas quando ele demonstra amor pela música, pelo compositor e pelo instrumento. De maneira semelhante, não entendemos a Bíblia corretamente quando a abordamos com uma atitude de ceticismo ou dúvida metodológica; é preciso estudá-la em espírito de amor e fé. O apóstolo Paulo escreveu: “Sem fé é impossível agradar a Deus” (Hebreus 11:6). Portanto, é indispensável abordar a Bíblia com fé, reconhecendo a sua origem sobrenatural, em vez de a ver apenas como um livro humano.

Os Adventistas do Sétimo Dia expressam claramente esta percepção da origem sobrenatural das Escrituras na primeira Crença Fundamental da Igreja Adventista do Sétimo Dia, que afirma: “As Escrituras Sagradas, o Antigo e o Novo Testamentos, são a Palavra de Deus escrita, dada por inspiração divina por intermédio de santos homens de Deus que falaram e escreveram ao serem movidos pelo Espírito Santo. Nesta Palavra, Deus transmitiu ao ser humano o conhecimento necessário para a salvação. As Escrituras Sagradas são a infalível revelação da Sua vontade. Constituem o padrão de caráter, a prova da experiência, o autorizado revelador de doutrinas e o registo fidedigno dos atos de Deus na História” (Salmos 119:105; Provérbios 30:5, 6; Isaías 8:20; João 17:17; 1 Tessalonicenses 2:13; 2 Timóteo 3:16, 17; Hebreus 4:12; 2 Pedro 1:20, 21; Nisto Cremos, 2003, p. 14).

O que perdem as pessoas na sua compreensão da Bíblia quando não abordam as Escrituras com uma atitude de fé? Porque não é cega esta fé? Que boas razões temos para esta fé e porque ela ainda é uma necessidade quando se trata das verdades da Bíblia?