5.4.20

A Revelação Divina da Bíblia

Domingo, 05 de Abril

1. Leia 2 Pedro 1:19-21. Como expressou o apóstolo a sua convicção sobre a origem da mensagem profética das Escrituras?

A Bíblia não é como um livro qualquer. Segundo o apóstolo Pedro, os profetas foram movidos pelo Espírito Santo de tal maneira que o conteúdo da sua mensagem veio de Deus. Eles não o inventaram. Em vez de ser “fábulas engenhosamente inventadas” (2 Pedro 1:16), a mensagem profética da Bíblia é de origem divina e, portanto, verdadeira e fidedigna. “Homens [santos] falaram da parte de Deus, movidos pelo Espírito Santo” (2 Pedro 1:21). Deus atuou no processo de revelação, no qual manifestou a Sua vontade a seres humanos escolhidos.

A comunicação verbal direta entre Deus e seres humanos específicos é um facto incontestável das Escrituras. Por isso, a Bíblia tem autoridade divina especial, e precisamos considerar o elemento divino ao ­interpretá-la. Tendo Deus como o seu Autor final, os livros bíblicos são apropriadamente chamados “Sagradas Escrituras” (Romanos 1:2; 2 Timóteo 3:15).

Elas também foram concedidas para fins práticos. São úteis “para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, para que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda a boa obra” (2 Timóteo 3:16, 17).

Também precisamos da ajuda do Espírito Santo para aplicar na nossa vida o que O Senhor revelou na Sua Palavra. Por isso, o apóstolo Pedro afirma que a interpretação da Palavra de Deus divinamente revelada não é uma questão de opinião própria. Precisamos da própria Bíblia e do ­Espírito Santo para entender corretamente o significado do texto sagrado.

As Escrituras também declaram: “Certamente, o Senhor Deus não fará coisa alguma, sem primeiro revelar o Seu segredo aos Seus servos, os profetas” (Amós 3:7). As palavras bíblicas para “revelação” (nas suas várias formas) expressam a ideia de que algo anteriormente oculto foi revelado e, portanto, tornou-se conhecido e manifesto. Como seres humanos, precisamos desta revelação, pois somos pecaminosos, separados de Deus por causa do pecado e, assim, dependentes Dele para conhecer a Sua vontade.

Já é difícil obedecer à Bíblia quando acreditamos na sua origem divina. O que aconteceria se passássemos a desconfiar dela ou até mesmo questionar a sua procedência?