7.4.20

A Palavra de Deus Escrita

Terça-feira, 07 de Abril

3. “Disse mais o Senhor a Moisés: Escreve estas palavras, porque, segundo o teor destas palavras, fiz aliança contigo e com Israel” (Êxodo 34:27). Porque pediu o Senhor que Moisés escrevesse estas palavras, em vez de apenas as recitar ao povo? Qual é a vantagem evidente da Palavra escrita?

O Deus que fala e que criou a linguagem humana habilita pessoas escolhidas para comunicar as verdades e os pensamentos divinamente revelados e inspirados de maneira confiável e fidedigna. Por isso, não é surpresa descobrir que, desde o começo, Deus ordenou aos escritores bíblicos que escrevessem a Sua instrução e revelação.

4. O que ensinam os seguintes textos sobre a revelação escrita?

Êxodo 17:14; 24:4 

Josué 24:26 

Jeremias 30:2 

Apocalipse 1:11, 19; 21:5; 22:18, 19

Porque ordenou Deus que a Sua revelação e mensagens inspiradas fossem escritas? A resposta evidente é: para que não as esqueçamos tão facilmente. As palavras escritas da Bíblia são um ponto de referência constante que nos direcciona a Deus e à Sua vontade. Um documento escrito pode geralmente ser mais bem preservado e ser muito mais confiável do que mensagens orais, que devem ser comunicadas repetidas vezes. A Palavra escrita, que pode ser copiada muitas vezes, também é acessível a muito mais pessoas. É possível falar com um número limitado de pessoas de uma só vez num lugar, mas o que está escrito pode ser lido por inúmeros leitores em muitas localidades e em diferentes continentes, em diversos contextos, sendo uma bênção a várias gerações. Na verdade, mesmo em situações em que há dificuldade de leitura, uns podem ler o texto escrito em voz alta para os outros e todos são profundamente abençoados.