23.4.20

A Bíblia

Quinta-feira, 23 de Abril

O Espírito Santo, que revelou e inspirou o conteúdo da Bíblia, nunca nos vai conduzir contrariamente à Palavra de Deus nem para longe dela. Para os Adventistas do Sétimo Dia, a Bíblia tem uma autoridade superior à tradição, à experiência, à razão ou às culturas humanas. A Bíblia é a única norma pela qual todo o restante precisa ser provado.

7. Leia João 5:46, 47; 7:38. Para Jesus Cristo, qual era a melhor fonte para entender questões espirituais? Como é que a Bíblia confirma que Jesus é o verdadeiro Messias?

Algumas pessoas alegam ter recebido “revelações” e instruções especiais do Espírito Santo, mas essas instruções vão contra a mensagem clara da Bíblia. Para estas pessoas, um suposto “Espírito Santo” alcançou autoridade maior que as Escrituras. Quem anula a Palavra escrita e inspirada, e se esquiva da sua mensagem clara, está a andar em terreno perigoso e não está a seguir a direção do Espírito de Deus. A Bíblia é a nossa única salvaguarda espiritual. Ela é a única norma confiável para toda a matéria de fé e prática.

“Através das Escrituras, o Espírito Santo fala à mente e grava a verdade no coração. Assim expõe o erro, expulsando-o do coração. É pelo Espírito da verdade, agindo pela Palavra de Deus, que Cristo submete a Si o Seu povo escolhido.” Ellen G. White, O Desejado de Todas as Nações, p. 671

O Espírito Santo nunca deve ser interpretado como substituto da Palavra de Deus. Em vez disso, Ele trabalha em harmonia com a Bíblia e através dela para nos atrair a Cristo, tornando as Escrituras a única norma para a verdadeira espiritualidade bíblica. A Bíblia apresenta a sã doutrina (1 Timóteo 4:6) e, sendo a Palavra de Deus, é confiável e merece plena aceitação. A nossa tarefa não é julgar as Escrituras. Em vez disso, a Palavra de Deus tem o direito e a autoridade para julgar a nossa vida e os nossos pensamentos. Afinal, é a Palavra escrita do próprio Deus.

Porque é que a Bíblia é um guia mais seguro em questões espirituais do que impressões subjectivas? Quais são as consequências de não aceitar a Bíblia como o padrão pelo qual provamos todos os ensinamentos e até a nossa experiência espiritual? Se a revelação particular fosse a palavra final nas questões espirituais, porque é que isso não levaria a nada além do caos e do erro?