18.4.20

A Bíblia – A Fonte Autorizada da Nossa Teologia

Lição 4, 18 a 24 de Abril


Sábado à tarde

VERSO ÁUREO: “À lei e ao testemunho! Se eles não falarem segundo esta palavra, nunca verão a alva.” Isaías 8:20

LEITURAS DA SEMANA: Marcos 7:1-13; Romanos 2:4; 1 João 2:15-17; 2 Coríntios 10:5, 6; João 5:46, 47; 7:38

Não há igreja cristã que não use as Escrituras para sustentar as suas crenças. No entanto, a função e a autoridade das Escrituras na teologia não são as mesmas em todas as igrejas. Na verdade, a função das Escrituras pode variar muito de igreja para igreja. Vamos explorar este assunto importante, porém complexo, através do estudo de cinco diferentes fontes que influenciam a nossa interpretação das Escrituras: a tradição, a experiência, a cultura, a razão e a própria Bíblia.

Estas fontes desempenham uma função significativa em todas as teologias e igrejas. Todos fazemos parte de diversas tradições e culturas que nos influenciam. Todos temos experiências que moldam o nosso pensamento e influenciam a nossa compreensão. Todos temos uma mente para pensar e avaliar as coisas. Todos lemos a Bíblia e a usamos para entender Deus e a Sua vontade.

Qual destas fontes, ou combinações delas, tem autoridade final sobre a nossa maneira de interpretar a Bíblia? Como são usadas em relação umas às outras? A prioridade dada a alguma fonte ou fontes leva a ênfases e resultados muito diferentes e determina, por fim, a direção de toda a nossa teologia.