12.3.20

Um Príncipe Vitorioso

Quinta-feira, 12 de Março

O personagem mais ilustre no livro de Daniel é a figura inicialmente chamada “Filho do Homem” (Daniel 7:13) ou “Príncipe do exército” (Daniel 8:11). Por fim, descobrimos que o Seu nome é Miguel (Daniel 10:13), que significa “Quem é semelhante a Deus?”. Ele veio para ajudar Gabriel no conflito com o rei da Pérsia (Daniel 10:13). O anjo referiu-se a este Ser celestial como “Miguel, vosso Príncipe” (Daniel 10:21), a saber, o Príncipe do povo de Deus. Miguel aparece posteriormente no livro de Daniel como Aquele que defende o povo de Deus (Daniel 12:1). Em Judas 9, descobrimos que Miguel, também chamado Arcanjo, luta contra Satanás e ressuscita Moisés. Apocalipse 12:7 revela que Miguel permanece como Líder do exército celestial, que derrota Satanás e os seus anjos caídos. Portanto, Miguel não é outro senão Jesus Cristo. Assim como o Império Persa possuía um comandante supremo, uma força espiritual por detrás do seu líder humano, o povo de Deus tem em Miguel o seu Comandante-chefe, que intervém para lutar e vencer a guerra cósmica em seu favor.

8. Leia Colossenses 2:15. Como venceu Jesus no conflito cósmico?

Ao enfrentarmos as forças do mal, podemos ter fé em Jesus, o nosso Campeão. No começo do Seu ministério público, Ele triunfou sobre Satanás. Durante a Sua vida terrestre, Cristo derrotou-o no deserto quando foi atacado com tentações; lutou contra hostes demoníacas e libertou as pessoas do poder das trevas. Jesus venceu o mal mesmo quando este estava disfarçado por detrás da tentativa de Pedro de dissuadi-Lo do sacrifício no Calvário. Nas Suas últimas palavras aos discípulos, Jesus falou da Sua morte iminente como uma batalha, que culminaria numa vitória decisiva sobre Satanás: “Chegou o momento de ser julgado este mundo, e agora o seu príncipe será expulso. E Eu, quando for levantado da terra, atrairei todos a Mim mesmo” (João 12:31, 32).

Às vezes olhamos ao redor e só vemos coisas muito más. Violência, imoralidade, corrupção e doenças surgem em todos os lugares. Um inimigo, não feito de carne e sangue, ataca-nos brutalmente de todos as formas. Mas não importa a dificuldade das batalhas que temos que travar, Jesus luta por nós e permanece como o nosso Príncipe e Sumo Sacerdote no santuário celestial.

Leia Romanos 8:37-39. Como podemos tornar a promessa da vitória uma experiência real na nossa vida cristã?