10.3.20

Tocado por um Anjo

Terça-feira, 10 de Março

5. Leia Daniel 10:10-19. O que aconteceu cada vez que o anjo tocou Daniel?

Profundamente afectado pelo esplendor da luz divina, o profeta caiu. Então um anjo apareceu para o tocar e consolar. Ao lermos a narrativa, observamos que o anjo tocou Daniel três vezes.

O primeiro toque habilitou o profeta a ficar de pé e ouvir as palavras de conforto vindas do Céu: “Não temas, Daniel, porque, desde o primeiro dia em que aplicaste o coração a compreender e a humilhar-te perante o teu Deus, foram ouvidas as tuas palavras; e, por causa das tuas palavras, é que eu vim” (Daniel 10:12). A oração do servo de Deus moveu o Céu. Para nós, isto é uma garantia de que o Senhor ouve as nossas orações, o que é um grande conforto em tempos difíceis.

O segundo toque habilitou Daniel a falar. O profeta derramou as suas palavras diante do Senhor, expressando os seus sentimentos de temor e emoção: “Meu Senhor, por causa da visão me sobrevieram dores, e não me ficou força alguma. Como, pois, pode o servo do meu Senhor falar com o meu Senhor? Porque, quanto a mim, não me resta já força alguma, nem fôlego ficou em mim” (Daniel 10:16, 17). Portanto, Deus não apenas nos fala; Ele deseja que abramos a nossa boca para Lhe contar os nossos sentimentos, necessidades e aspirações.

O terceiro toque trouxe-lhe força. Ao reconhecer a sua inadequação, o anjo tocou-o e consolou-o com a paz de Deus: “Não temas, homem muito amado! Paz seja contigo! Sê forte, sê forte” (Daniel 10:19). Lembre-se de que o anjo foi enviado a Daniel em resposta às suas orações, para lhe dar discernimento e compreensão. Noutras palavras, a visão que se segue no
capítulo 11 tem a intenção de encorajar Daniel em resposta ao seu luto e meditação acerca da situação em Jerusalém. Com Deus ao nosso lado, podemos ter paz mesmo quando enfrentamos aflições. O Seu toque amoroso habilita-nos a olhar para o futuro com esperança.

“Enquanto nos movemos nos nossos afazeres comuns, podemos ter bem perto o Céu” (Ellen G. White, O Desejado de Todas as Nações, p. 48). O Céu e a Terra estão intimamente ligados. Como pode viver de maneira diferente se mantiver esta verdade viva no seu coração?