15.3.20

Profecias Sobre a Pérsia e a Grécia

Domingo, 15 de Março

1. Leia Daniel 11:1-4. Qual é a semelhança destes versos com algumas profecias anteriores apresentadas em Daniel?

Gabriel disse a Daniel que ainda se levantariam três reis da Pérsia. Eles seriam seguidos pelo quarto rei, que seria o mais rico de todos e provocaria os gregos. Depois de Ciro, três reis sucessivos exerceram domínio sobre a Pérsia: Cambises II (530-522 a.C.), o falso Esmérdis (522 a.C.) e Dario I (522-486 a.C.). O quarto rei é Xerxes, mencionado no livro de Ester como Assuero. Ele era muito rico (Ester 1:1-7) e comandou um vasto exército para invadir a Grécia, como previsto na profecia. Mas, apesar do seu poder, ele foi repelido por uma força menor de valentes soldados gregos.

Não é difícil reconhecer Alexandre, o Grande, como o poderoso rei que surge em Daniel 11:3 e que se torna o governante absoluto do mundo antigo. Aos 32 anos, ele morreu sem deixar um herdeiro para governar o império. Por isso, o reino foi dividido entre os seus quatro generais: Seleuco ficou com a Síria e a Mesopotâmia; Ptolomeu, com o Egito; Lisímaco, com a Trácia e partes da Ásia Menor; e Cassandro, com a Macedônia e a Grécia.

2. Compare Daniel 11:2-4 com Daniel 8:3-8, 20-22. Como nos ajudam estes textos juntos a identificar Alexandre como o poder representado nestas passagens?

O que podemos aprender com esta variedade de nomes, datas, lugares e eventos históricos? Primeiro, aprendemos que a profecia foi cumprida como previsto pelo mensageiro divino. A Palavra de Deus nunca falha. Em segundo lugar, Deus é o Senhor da História. Podemos ter a impressão de que a sucessão de poderes políticos, líderes e reinos é impulsionada pela ambição de imperadores, ditadores e políticos de todos os tipos. No entanto, a Bíblia revela que Deus está no controle supremo e moverá a roda da História de acordo com o Seu propósito divino, o que, em última análise, levará à erradicação do mal e ao estabelecimento do reino eterno de Deus.