18.3.20

O Próximo Poder

Quarta-feira, 18 de Março

5. Leia Daniel 11:29-39. O que é este poder que surge depois de Roma pagã?

Daniel 11:29-39 refere-se a um novo sistema de poder. Embora este sistema esteja em continuidade com o Império Romano pagão e tenha herdado algumas características do seu antecessor, parece ser diferente em alguns aspectos. O texto bíblico afirma: “Não será nesta última vez como foi na primeira” (Daniel 11:29). Ao examinarmos com mais profundidade, descobrimos que ele atua como um poder religioso, dirige o seu ataque principalmente contra Deus e o Seu povo. Vamos ver algumas ações perpetradas por este rei.

Primeiro, ele indignar-se-ia “contra a santa aliança” (Daniel 11:30). Esta deve ser uma referência à aliança divina de salvação, à qual este rei se opõe.

Em segundo lugar, este rei ia produzir forças que profanariam o santuário [...] e tirariam “o sacrifício diário” (Daniel 11:31). Observamos em Daniel 8 que o chifre pequeno derrubou o fundamento do “santuário” de Deus e “tirou o sacrifício diário” (Daniel 8:11). Isto deve ser entendido como um ataque espiritual contra o ministério de Cristo no santuário celestial.

Em terceiro lugar, como consequência do seu ataque ao santuário, este poder estabelece a “abominação desoladora” no templo de Deus (Daniel 11:31). A expressão paralela, “transgressão assoladora”, aponta para os atos de apostasia e rebelião cometidos pelo chifre pequeno (Daniel 8:13).

Em quarto lugar, este poder persegue o povo de Deus: “Alguns dos sábios cairão para serem provados, purificados e embranquecidos, até ao tempo do fim” (Daniel 11:35). Isto lembra-nos do chifre pequeno, que lançou por terra uma parte do exército e das estrelas e pisou-os (Daniel 8:10; compare com Daniel 7:25).

Em quinto lugar, este rei levantar-se-ia e engrandecer-se-ia “sobre todo deus; contra o Deus dos deuses [falaria] coisas incríveis” (Daniel 11:36). Foi previsto também que o chifre pequeno falaria “com insolência” (Daniel 7:8), até mesmo contra Deus (Daniel 7:25).

Podiam ser mencionadas outras semelhanças, mas, considerando o que lemos em Daniel 7 e 8, quem é este poder? Porque é tão importante que, apesar das pressões sociais, permaneçamos firmes na nossa identificação dele?