13.3.20

Estudo Adicional

Sexta-feira, 13 de Março

“Durante três semanas Gabriel empenhou-se em luta com os poderes das trevas, procurando conter as influências em ação na mente de Ciro [...]. Tudo o que o Céu podia fazer em favor do povo de Deus foi feito. A vitória foi finalmente ganha; as forças do inimigo foram contidas em todos os dias de Ciro, e em todos os dias do seu filho Cambises II.” Ellen G. White, Profetas e Reis, p. 572

“Que grande honra é outorgada a Daniel pela Majestade do Céu! Ele conforta o Seu servo tremente e assegura-lhe que a sua oração foi ouvida no Céu. Em resposta àquela fervorosa petição, o anjo Gabriel foi enviado para influenciar o coração do rei persa. O monarca tinha resistido às impressões do Espírito de Deus durante as três semanas em que Daniel estivera a jejuar e orar, mas o Príncipe dos Céus, o Arcanjo Miguel, foi enviado para convencer o coração do obstinado rei, para que tomasse alguma decisão para atender à prece de Daniel.” Ellen G. White, Santifica..o, p. 51

Perguntas para discussão:

1. Embora não sejamos os primeiros na história cristã a ver esta verdade, como adventistas do sétimo dia, somos fortes defensores do tema do grande conflito, ou a ideia de que o Universo inteiro é parte de uma luta épica entre Cristo e Satanás. E cremos que todo o ser humano está, realmente, envolvido neste conflito. Outros, até mesmo pessoas seculares, falam sobre a realidade de algum tipo de batalha na qual estamos todos imersos. Qual tem sido a sua experiência no grande conflito? Como o vê manifestado na sua vida? Como pode a sua experiência ajudar os outros a lutar também?

2. Leia Efésios 6:10-18. Observe as imagens militares que Paulo utilizou. Que “instruções para a batalha” nos foram dadas neste texto a respeito do grande conflito?

3. Em Daniel 10:11, pela segunda vez (veja Daniel 9:23) Daniel foi chamado hamudot, ou “amado”. O que revela isto sobre a ligação íntima, até mesmo um elo emocional, entre o Céu e a Terra? Pense na diferença radical desta realidade quando comparada à visão ateísta comum de grande parte do mundo moderno. Que esperança nos oferece esta visão bíblica, como pode ser visto nesta referência a Daniel?