20.3.20

Estudo Adicional 20.03.20

Sexta-feira, 20 de Março

É interessante que, pelo menos em relação a Daniel 11:29-39, Martinho Lutero tenha identificado a abominação desoladora em Daniel 11:31 com o papado e as suas doutrinas e práticas. Portanto, a correlação de Daniel 11 com Daniel 7 e 8 reforça a visão de Lutero e de muitos outros comentaristas protestantes de que a instituição do papado e os seus ensinos constituem o cumprimento destas profecias na História. Neste sentido, Ellen G. White declarou: “Nenhuma igreja dentro dos limites da jurisdição romana ficou muito tempo sem ser perturbada na experiência da liberdade de consciência. Mal o papado obteve poder, estendeu os braços para esmagar todos os que se recusassem a reconhecer-lhe o domínio; e, uma após outra, as igrejas submeteram-se ao seu governo” (O Grande Conflito, p. 62).

Perguntas para discussão:

1. Como podemos ser sensíveis aos sentimentos dos outros, sem comprometer o que a Bíblia ensina sobre a função de Roma nos últimos dias?

2. Daniel 11:33 afirma: “Os sábios entre o povo ensinarão a muitos; todavia, cairão pela espada e pelo fogo, pelo cativeiro e pelo roubo, por algum tempo.” O que revela este texto sobre o destino de alguns fiéis de Deus? O que estarão alguns deles a fazer antes de serem martirizados? Qual é a mensagem deste texto para nós hoje?

3. Daniel 11:36 afirma: “Este rei fará segundo a sua vontade, e se levantará, e se engrandecerá sobre todo deus; contra o Deus dos deuses falará coisas incríveis e será próspero, até que se cumpra a indignação; porque aquilo que está determinado será feito.” A quem se refere o texto? O que faz lembrar? (Veja Isaías 14:12-17; veja também 2 Tessalonicenses 2:1-4).

4. Em Daniel 11:27, 29 e 35, é usada a expressão lammo’ed ou “o tempo determinado”. O que nos revela isto, mais uma vez, sobre o controle divino da História?