23.3.20

Escrito no Livro

Segunda-feira, 23 de Março

2. Daniel 12:1 fala sobre “todo aquele que for achado escrito no livro”. O que significa isto?

O momento da intervenção de Miguel também é descrito como “um tempo de angústia, qual nunca houve”. Isto corresponde ao tempo em que o Espírito de Deus será retirado da humanidade rebelde. Então as sete últimas pragas, como expressões da ira de Deus sobre as nações, serão derramadas sobre a Babilónia do tempo do fim (Apocalipse 16; 18:20-24), e os poderes das trevas serão soltos sobre o mundo. A respeito desse tempo, Ellen G. White escreveu que “Satanás mergulhará então os habitantes da Terra numa grande angústia final. Ao cessarem os anjos de Deus de conter os ventos impetuosos das paixões humanas, ficarão à solta todos os elementos de contenda. O mundo inteiro se envolverá em ruína mais terrível do que a que sobreveio a Jerusalém na Antiguidade” (O Grande Conflito, p. 614).

Mas o povo de Deus será libertado durante este período terrível porque, no juízo investigativo conduzido no tribunal celestial, eles terão sido vindicados por Jesus, o Sumo Sacerdote celestial, e os seus nomes estarão escritos no livro.

Para compreender o significado deste livro, devemos ter em mente que a Bíblia menciona dois tipos de livros celestiais. Um contém os nomes daqueles que pertencem ao Senhor e, às vezes, é chamado de “livro da vida” (Êxodo 32:32; Lucas 10:20; Salmos 69:28; Filipenses 4:3; Apocalipse 17:8).

Além do livro da vida, as Escrituras mencionam livros contendo os registos das ações humanas (Salmos 56:8; Malaquias 3:16; Isaías 65:6). Estes são os livros usados no tribunal celestial para determinar o compromisso de cada pessoa com o Senhor. São registos celestiais, “bancos de dados” que contêm os nomes e as ações de todo o ser humano. Algumas pessoas desaprovam a ideia de ter os seus nomes, e especialmente os seus actos, escritos no Céu. Mas, uma vez que entregamos a nossa vida a Cristo, os nossos nomes são escritos no livro da vida, e as nossas más ações são apagadas no juízo. Este registo celestial apresenta evidência judicial para todo o Universo de que pertencemos a Jesus e, portanto, temos o direito de ser protegidos durante o tempo de angústia.

Porque é a justiça de Cristo, creditada a nós, a nossa única esperança de sermos achados escritos “no livro”?