15.3.20

Do Norte e Sul à Terra Gloriosa

Lição 12, 14 a 20 de Março


Sábado à tarde

VERSO ÁUREO: “Alguns dos sábios cairão para serem provados, purificados e embranquecidos, até ao tempo do fim, porque se dará ainda no tempo determinado.” Daniel 11:35

LEITURAS DA SEMANA: Daniel 11; Daniel 8:3-8, 20-22; Isaías 46:9, 10; Daniel 8:9, 23; Mateus 27:33-50

Ao estudarmos o capítulo 11 de Daniel, veremos que é um texto desafiador. Devem ser apresentados alguns pontos no início. Primeiro, este capítulo está, no geral, em paralelo com os esboços proféticos anteriores do livro. Como nos capítulos 2, 7, 8 e 9, a mensagem profética estende-se dos dias do profeta até ao fim dos tempos. Em segundo lugar, emerge uma sucessão de potências mundiais; são poderes que muitas vezes oprimem o povo de Deus. Terceiro, cada esboço profético atinge o clímax com um final feliz. Em Daniel 2, a pedra destrói a estátua; em Daniel 7, o Filho do Homem recebe o reino; e em Daniel 8 e 9, o santuário celestial é purificado mediante a obra do Messias.

Depois, o capítulo 11 apresenta três pontos fundamentais. Primeiro, ele apresenta os reis persas e discute o destino deles e o tempo do fim, quando o rei do Norte ataca o monte santo de Deus. Em segundo lugar, temos a descrição de uma sucessão de batalhas entre o rei do Norte e o rei do Sul e como estas lutas afetam o povo de Deus. Em terceiro lugar, o capítulo conclui com um final feliz, quando o rei do Norte encara a sua ruína através do “glorioso monte santo” (Daniel 11:45). Esta conclusão positiva sinaliza o fim do mal e o estabelecimento do reino eterno de Deus.