9.2.20

Pessoas Invejosas

Domingo, 09 de Fevereiro 

Mesmo no Céu, um ambiente perfeito, Lúcifer teve inveja de Cristo. “Lúcifer ficou invejoso e enciumado de Jesus Cristo. Todavia, quando todos os anjos se curvaram diante de Jesus reconhecendo a Sua supremacia e alta autoridade e direito de governar, ele curvou-se com eles, mas o seu coração estava cheio de inveja e rancor” (Ellen G. White, História da Redenção, p. 14). Abrigar o sentimento de inveja é tão perigoso que nos Dez Mandamentos, junto com a proibição do assassinato e do furto, há o mandamento contra a cobiça (veja Êxodo 20:17). 

1. Leia Daniel 6:1-5; Génesis 37:11 e 1 Samuel 18:6-9. Qual foi a função da inveja em todas estas histórias? 

As habilidades administrativas de Daniel impressionaram o rei, mas provocaram inveja noutros oficiais. Portanto, eles conspiraram para se livrarem de Daniel, acusando-o de corrupção. Todavia, por mais que tivessem procurado, não encontraram falhas na administração de Daniel. “Os presidentes e os sátrapas procuravam ocasião para acusar a Daniel a respeito do reino; mas não puderam achá-la, nem culpa alguma; porque ele era fiel, e não se achava nele nenhum erro nem culpa” (Daniel 6:4). A palavra aramaica traduzida como “fiel” também pode ser traduzida como “digno de confiança”. 

Daniel era irrepreensível; não havia nada que os oficiais pudessem fazer para levantar uma acusação contra ele. Porém, eles também perceberam como Daniel era fiel ao seu Deus e obediente à Sua Lei. Portanto, entenderam que, para incriminar Daniel, teriam que produzir uma situação na qual o profeta fosse confrontado com o dilema de obedecer à Lei de Deus ou à lei do império. Em virtude do que os oficiais tinham descoberto sobre o servo de Deus, eles estavam absolutamente convencidos de que, sob condições convenientes, se houvesse um conflito entre a Lei de Deus e a lei do império, Daniel posicionar-se-ia ao lado da Lei de Deus. Que testemunho da fidelidade deste homem! 

Já teve que lidar com a inveja? Como reagiu a ela? Porque é um pecado espiritual tão mortal e incapacitante?