16.2.20

Os Quatro Animais

Domingo, 16 de Fevereiro 

1. Leia Daniel 7. Qual é a essência do que foi mostrado a Daniel e qual é o assunto da visão? 

Cada um dos animais que foi revelado a Daniel correspondia a uma parte da estátua mostrada a Nabucodonosor; porém, nesta visão, foram dados mais detalhes sobre cada reino. É interessante que as criaturas, que simbolizam nações pagãs, eram animais impuros. E, com exceção do quarto animal, Daniel descreveu os animais como se eles se parecessem com algumas criaturas conhecidas. Portanto, não eram símbolos arbitrários, visto que cada um apresentava algumas características ou apontava para algum aspecto do reino que representava. 

Leão: Um leão é a representação mais adequada de Babilónia. Leões alados decoravam as paredes do palácio e outras obras de arte babilónicas. O leão descrito na visão teve as suas asas arrancadas, foi levantado e posto em dois pés como homem e recebeu um coração humano. Este processo simboliza a decadência do Império Babilónico sob os seus reis posteriores. 

Urso: O urso representa o Império Medo-Persa. O facto de ser levantado sobre um lado indica a superioridade dos persas sobre os medos. As três costelas entre os dentes representam as três principais conquistas do Império Medo-Persa: Lídia, Babilónia e Egito. 

Leopardo: O leopardo veloz representa o Império Grego estabelecido por Alexandre, o Grande. As quatro asas tornavam este animal ainda mais veloz, uma representação adequada de Alexandre, que em poucos anos dominou todo o mundo conhecido então. 

O animal terrível e espantoso: Enquanto as entidades anteriores apenas se assemelhavam aos animais mencionados, esta era uma entidade em si mesma. Isto é, os primeiros animais foram descritos como “semelhantes” ao leão ou ao urso, mas este não foi retratado como semelhante a nada. Este animal com vários chifres também parecia muito mais cruel e voraz do que os anteriores. Assim, ele é uma representação adequada de Roma pagã, que conquistou, governou e pisoteou o mundo com pés de ferro. 

Todos estes milhares de anos da História humana vieram e foram, exatamente como foi predito. Que consolo temos ao saber que Deus governa acima de todo o tumulto, a agitação e, às vezes, o caos total? O que nos ensina isto sobre a confiabilidade das Escrituras?