23.2.20

O Carneiro e o Bode

Domingo, 23 de Fevereiro

1. Leia Daniel 8. Qual é o conteúdo desta visão e qual é o paralelo entre ela e o que vimos em Daniel 2 e 7?

Tal como em Daniel 2 e 7, o capítulo 8 apresenta outra visão da ascensão e queda dos impérios mundiais, embora com um simbolismo diferente. Este simbolismo está diretamente relacionado ao santuário de Deus. Neste caso, os símbolos de um carneiro e um bode foram usados devido à sua relação com o ritual do santuário no Dia da Expiação, uma ocasião de juízo para o antigo Israel. Carneiros e bodes eram usados como ofertas sacrificais no serviço do santuário. Contudo, os dois são mencionados juntos apenas no Dia da Expiação. Por isso, estes dois animais foram escolhidos intencionalmente para lembrar o Dia da Expiação, que é o foco principal da visão.

Enquanto a visão se desenrolava, Daniel viu um carneiro a dar marradas em três direções diferentes: para o ocidente, para o norte e para o sul (Daniel 8:4). Este movimento tríplice indica a expansão deste poder: “nenhum dos animais lhe podia resistir, nem havia quem pudesse livrar-se do seu poder; ele, porém, fazia segundo a sua vontade e, assim, se engrandecia” (Daniel 8:4). Conforme explicado pelo anjo, o carneiro com dois chifres representa o Império Medo-Persa (Daniel 8:20), e as três direções provavelmente apontem literalmente para as três maiores conquistas desta potência mundial.

Depois, surge um bode com um grande chifre, que representa o Império Grego, sob o comando de Alexandre, o Grande (Daniel 8:21). O facto de que o bode se movia “sem tocar no chão” (Daniel 8:5) significa que ele se movia rapidamente. Este simbolismo comunica a rapidez das conquistas de Alexandre, que Daniel 7 apresenta como um leopardo alado. Mas, como a profecia indica, quando o bode se engrandeceu sobremaneira,
“aquele grande chifre foi quebrado” (Daniel 8:8) e deu lugar a quatro chifres, que se estendiam aos quatro quadrantes da bússola. Isto cumpriu-se depois da morte de Alexandre em Babilónia, em junho de 323 a.C., com a idade de trinta e três anos, tendo o seu reino sido dividido entre os seus quatro generais.

Entre Daniel 2:38 e Daniel 8:20, 21, três dos quatro impérios revelados nas visões foram nomeados. Como é que este facto surpreendente confirma a exatidão da nossa interpretação destas profecias?