25.2.20

O Ataque ao Santuário

Terça-feira, 25 de Fevereiro 

3. De acordo com Daniel 8:10-12, que tipo de atividade o chifre pequeno realiza? 

Em Daniel 8:10, o chifre pequeno tenta replicar, no nível espiritual, os esforços dos construtores de Babel (Génesis 11:4). Os termos “exército” e “estrelas” podem designar o povo de Deus no Antigo Testamento. Israel é chamado de hostes/exércitos do Senhor (Êxodo 12:41). Daniel descreveu o povo fiel de Deus resplandecendo como as estrelas (Daniel 12:3). É claro que isto não é um ataque literal aos corpos celestes, mas uma perseguição ao povo de Deus, cuja “pátria está nos Céus” (Filipenses 3:20). Embora milhares de cristãos tenham sido mortos por imperadores pagãos, o foco agora está nas ações verticais do chifre pequeno. Portanto, o cumprimento supremo desta profecia deve estar ligado à Roma papal e à sua perseguição através dos séculos. 

Além disto, Daniel 8:11 fala sobre um “Príncipe”, mencionado noutras porções de Daniel como “Messias, o Príncipe” (Daniel 9:25), “Miguel, vosso Príncipe” (Daniel 10:21) e “Miguel, o grande Príncipe” (Daniel 12:1). Ninguém, a não ser Jesus Cristo, poderia ser o referente desta expressão. Jesus Cristo é o Príncipe do “exército” mencionado acima e o nosso Sumo Sacerdote no Céu. Portanto, o papado e o sistema religioso que ele representa ofuscam e tentam substituir a função sacerdotal de Jesus. 

Em Daniel 8:11, o “sacrifício diário” aparece em conexão com o santuário terrestre para designar os aspectos diversos e contínuos dos serviços rituais – incluindo os sacrifícios e a intercessão. É mediante estes serviços que os pecadores são perdoados, e o problema dos pecados é resolvido no tabernáculo. Este sistema terrestre representa o ministério de intercessão de Cristo no santuário celestial. Portanto, como a profecia prediz, o papado troca a intercessão de Cristo pela intercessão dos sacerdotes. Através desta adoração falsificada, o chifre pequeno tira o ministério de intercessão de Cristo e simbolicamente derruba o lugar oe Seu santuário. 

“Deitou por terra a verdade; e o que fez prosperou” (Daniel 8:12). Jesus declarou que Ele é a verdade (João 14:6) e que a Palavra de Deus é a verdade (João 17:17). Em contrapartida, o papado proibiu a tradução da Bíblia para o idioma do povo, colocou a interpretação das Escrituras sob a autoridade da igreja e a tradição ao lado da Bíblia como regra de fé. 

O conhecimento da verdade bíblica é importante em contraste com as tradições humanas?