28.2.20

Estudo Adicional 28.02.20

Sexta-feira, 28 de Fevereiro

A tabela seguinte resume a sequência dos reinos descritos em Daniel 2, 7 e 8. O que revela ela sobre a purificação do santuário?


Há paralelos entre os capítulos. Não só as nações são descritas de maneira paralela, a cena do juízo em Daniel 7, que surge depois dos 1.260 anos (538 d.C. – 1798 d.C.) de Roma papal, está em paralelo com a purificação do santuário, que em Daniel 8 também surge depois de Roma. Este juízo celestial em Daniel 7, que leva ao fim do mundo, é a mesma coisa que a purificação do santuário em Daniel 8. São dadas duas representações diferentes da mesma coisa, e ambas acontecem depois do período de 1.260 anos de perseguição perpetrada pelo chifre pequeno.

Perguntas para discussão:

1. De acordo com a tabela, a purificação do santuário (ou o juízo em Daniel 7) deve acontecer antes ou depois dos 1.260 anos do chifre pequeno? Antes ou depois do estabelecimento do reino eterno de Deus?

2. Daniel 8 descreve a violência e a maldade na História. Os dois animais, que simbolizam dois impérios mundiais, lutam entre si (Daniel 8:1-8). O chifre pequeno que surge depois deles é violento e perseguidor (Daniel 8:23-25). Portanto, as Escrituras não minimizam o sofrimento. Isto ajuda-nos a confiar na bondade de Deus, apesar do mal que vemos ao nosso redor?