8.2.20

Da Cova dos Leões à Cova do Anjo

Lição 7, 08 a 14 de Fevereiro 


Sábado à tarde 

VERSO ÁUREO: “Então, os presidentes e os sátrapas procuravam ocasião para acusar a Daniel a respeito do reino; mas não puderam achá-la, nem culpa alguma; porque ele era fiel, e não se achava nele nenhum erro nem culpa.” Daniel 6:4 

LEITURAS DA SEMANA: Daniel 6; 1 Samuel 18:6-9; Mateus 6:6; Atos 5:27-32; Marcos 6:14-29; Hebreus 11:35-38 

Depois que os medo-persas conquistaram Babilónia, Dario, o medo, reconheceu a sabedoria de Daniel e convidou-o para fazer parte do novo governo. O idoso profeta destacou-se tanto nos seus deveres públicos que o novo rei nomeou-o administrador-chefe de todo o governo medo-persa. 

Contudo, Daniel enfrentou o resultado do que poderíamos corretamente chamar de “pecado original supremo” – a inveja. Entretanto, ele foi fiel não apenas aos seus deveres seculares sob o governo dos medo-persas, mas acima de tudo, ao seu Deus. Além disso, podemos ter a certeza de que, em grande medida, a sua fidelidade a Deus também influenciou diretamente a sua lealdade em outras áreas. 

A experiência de Daniel com a perseguição serve como paradigma para o povo de Deus no tempo do fim. A História não sugere que o Seu povo será poupado das provações e sofrimentos. O que ela garante é que, no conflito contra o mal, o bem acabará por vencer, e Deus finalmente vindicará o Seu povo.