26.2.20

A Purificação do Santuário

Quarta-feira, 26 de Fevereiro

4. O que acontece em Daniel 8:14?

Depois do ataque devastador do chifre, foi feito o anúncio de que o santuário seria purificado. Para entender esta mensagem, devemos ter em mente que a purificação do santuário mencionada em Daniel 8:14 corresponde à cena do juízo descrita em Daniel 7:9-14. E visto que este juízo acontece no Céu, o santuário também deve estar localizado neste mesmo lugar. Portanto, enquanto Daniel 7 descreve a intervenção de Deus e a Sua relação com os assuntos humanos a partir de uma perspectiva judicial, Daniel 8 descreve o mesmo evento do ponto de vista do santuário.

O santuário terrestre foi moldado de acordo com a sua contraparte celestial e servia para ilustrar os amplos desdobramentos do plano de salvação. Cada dia, os pecadores traziam os seus sacrifícios ao santuário, onde as pessoas eram perdoadas dos seus pecados confessados à medida que estes eram, em certo sentido, transferidos para o santuário, que, como resultado, ficava contaminado. Por isso, era necessário um processo periódico de purificação para limpar o santuário dos pecados registados nele. Este processo era chamado de Dia da Expiação e acontecia uma vez por ano (veja Levítico 16).

Porque precisa o santuário celestial de purificação? Por analogia, podemos dizer que os pecados confessados dos que aceitaram Jesus foram “transferidos” para o santuário celestial, assim como os pecados dos israelitas arrependidos tinham sido transferidos para o santuário terrestre. No Dia da Expiação terrestre, eram mortos muitos animais, simbolizando a posterior morte de Jesus – desta maneira os pecadores podiam sobreviver no Dia da Expiação.

E se isto acontecia no Dia da Expiação terrestre, quando o santuário era purificado, muito mais deveria acontecer no santuário celestial, em que apenas o sangue de Cristo nos faz sobreviver no juízo! A purificação do santuário, descrita em Daniel 8:14, é a contraparte celestial do serviço terrestre, cuja mensagem fundamental é: como pecadores, necessitamos do sangue do Messias para nos perdoar os pecados e habilitar-nos a sobreviver no juízo.

O que revela Hebreus 9:23-28 sobre a salvação que temos através do sacrifício de Jesus?