22.1.20

O Quarto Homem

Quarta-feira, 22 de Janeiro 

4. Leia Daniel 3:19-27. O que aconteceu? Quem era a outra pessoa na fornalha? 

Tendo atirado os fiéis hebreus para a fornalha, Nabucodonosor ficou perplexo ao perceber a presença de uma quarta pessoa no meio do fogo. Pelo que era do seu conhecimento, o rei identificou a quarta figura como “um filho dos deuses” (Daniel 3:25). 

Nabucodonosor não conseguiu dizer muito mais, sabemos porém quem era Aquele quarto personagem. Ele tinha aparecido a Abraão antes da destruição de Sodoma e Gomorra, lutado com Jacó ao lado do vau de Jaboque e Se revelado a Moisés numa sarça ardente. Era Jesus Cristo numa forma pré-encarnada vindo mostrar que Deus permanece com o Seu povo nas suas provações. 

Ellen G. White diz: “O Senhor não esqueceu os Seus. Sendo as Suas testemunhas lançadas na fornalha, o Salvador Se lhes revelou em Pessoa e andava junto com eles no meio do fogo. Na presença do Senhor do calor e do frio, as chamas perderam o seu poder de consumir” (Profetas e Reis, p. 508, 509). 

Deus declarou em Isaías: “Quando passares pelas águas, Eu serei contigo; quando, pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti” (Isaías 43:2). 

Embora amemos histórias como esta, ela faz-nos indagar sobre outros que não foram miraculosamente livrados da perseguição por causa da sua fé. Aqueles homens conheciam certamente a experiência de Isaías e Zacarias, que tinham sido mortos por reis impiedosos. Em toda a História sagrada, até hoje, cristãos fiéis suportaram sofrimentos terríveis cujo fim, pelo menos aqui na Terra, não foi um livramento miraculoso, mas uma morte dolorosa. O relato de Daniel foi um caso em que os fiéis foram livrados de forma extraordinária, mas, como sabemos, estas coisas geralmente não acontecem. 

Que livramento miraculoso vao acontecer com todos os fiéis de Deus, independentemente do seu destino aqui na Terra? (Veja 1 Coríntios 15:12-26).