30.1.20

Humilde e Grato

Quinta-feira, 30 de Janeiro 

6. O rei arrependido declarou: “Todos os moradores da Terra são por Ele reputados em nada” (Daniel 4:35). Dado o contexto, que ponto importante estava ele a apresentar? 

Como sabemos que Nabucodonosor aceitou genuinamente o Deus verdadeiro? Encontramos uma grande evidência no facto de que o próprio rei é o autor do capítulo 4 de Daniel. A maior parte deste capítulo parece ser uma transcrição de uma carta que o rei distribuiu ao seu vasto reino. Nesta carta, o rei falou sobre o seu orgulho e insanidade e reconheceu humildemente a intervenção de Deus na sua vida. Os monarcas antigos raramente escreviam qualquer coisa depreciativa a respeito de si mesmos. Praticamente todos os antigos documentos reais que conhecemos glorificam o rei. Portanto, um documento como este, no qual o rei admitia o seu orgulho e o seu comportamento bestial, indica uma genuína conversão. Além disto, ao escrever uma carta a contar a sua experiência e a confessar humildemente a soberania do Senhor, o rei estava a agir como um missionário. Ele já não podia guardar para si o que tinha vivenciado e aprendido com o verdadeiro Deus. O que vimos então, na oração e no louvor do rei (Daniel 4:34-37), revela a realidade da Sua experiência. 

Ele passou a ter um conjunto diferente de valores e reconheceu as limitações do poder humano. Numa profunda oração de ação de graças, exaltou o poder do Deus de Daniel e admitiu que “todos os moradores da Terra são por Ele reputados em nada” (Daniel 4:35). Ou seja, o homem não tem nada do que se vangloriar. Portanto, este último vislumbre de Nabucodonosor no livro de Daniel mostra um rei humilde e grato, a cantar louvores a Deus e a advertir-nos contra o orgulho. 

É evidente que o Senhor continua a mudar corações hoje. Não importa quão orgulhosos ou pecaminosos possam ser, no Altíssimo há misericórdia e poder para transformar pecadores rebeldes em filhos do Deus do Céu. 

7. Leia Filipenses 2:1-11. O que encontramos netse texto que deveria erradicar o orgulho na nossa vida?