31.1.20

Estudo Adicional 31.01.20

Sexta-feira, 31 de Janeiro 

“O outrora orgulhoso rei tinha-se tornado num humilde filho de Deus; o governante tirânico e opressor tinha-se tornado num rei sábio e compassivo. Aquele que tinha desafiado o Deus do Céu e Dele blasfemado reconhecia então o poder do Altíssimo e procurou fervorosamente promover o temor de Jeová e a felicidade dos seus súbditos. Sob a repreensão Daquele que é Rei dos reis e Senhor dos senhores, Nabucodonosor tinha afinal aprendido a lição que todos os reis precisam aprender, de que a verdadeira grandeza consiste na verdadeira bondade. Ele reconheceu Jeová como o Deus vivo, dizendo: ‘Agora, pois, eu, Nabucodonosor, louvo, e exalço, e glorifico ao Rei dos céus; porque todas as suas obras são verdades; e os seus caminhos, juízo, e pode humilhar aos que andam na soberba.’ (Daniel 4:37). O propósito de Deus de que o maior reino do mundo mostrasse o Seu louvor estava então cumprido. Esta proclamação pública, em que Nabucodonosor reconheceu a misericórdia, bondade e autoridade de Deus, foi o último ato da sua vida registado na história sagrada.” Ellen G. White, Profetas e Reis, p. 521 

Perguntas para discussão: 

1. “O orgulho leva a todos os outros vícios; é o estado mental mais oposto a Deus que existe [...]. Quanto mais orgulho uma pessoa tem, menos gosta de vê-lo nos outros. Se quer descobrir quão orgulhoso é, a maneira mais fácil é perguntar-se: ‘Quanto me desagrada que os outros me tratem como inferior, ou não notem a minha presença, ou interfiram nos meus negócios, ou me tratem com condescendência, ou se exibam na minha frente?’ A questão é que o orgulho de cada um está em competição directa com o orgulho de todos os outros. Se me sinto incomodado porque outra pessoa teve muito sucesso na festa é porque eu mesmo queria alcançar o grande sucesso. Dois bicudos não se beijam” (C. S. Lewis, Cristianismo Puro e Simples. Martins Fontes, 2005, p. 44). Como o podem ajudar as palavras de Lewis a ver o orgulho na sua vida? 

2. Um tema visto em Daniel 4 e nos outros capítulos é a soberania de Deus. É importante compreender este assunto? Como nos ajuda o sábado a entender esta verdade crucial?