21.1.20

A Prova de Fogo

Terça-feira, 21 de Janeiro 

Para os três hebreus, a adoração da estátua, imposta pelo rei, era uma contrafação flagrante da adoração no templo em Jerusalém, que eles tinham vivido nos seus primeiros anos. Embora eles ocupassem cargos no império e fossem leais ao rei, a sua fidelidade a Deus estabelecia um limite à sua lealdade humana. Eles estavam certamente dispostos a continuar a servir ao rei como administradores fiéis; no entanto, não podiam participar na cerimónia. 

3. Leia Êxodo 20:3-6 e Deuteronómio 6:4. O que terá influenciado a decisão dos três homens? 

Seguindo as instruções dadas pelo rei, todas as pessoas, ao som dos instrumentos musicais, se curvaram e adoraram a estátua de ouro. Apenas os três (Sadraque, Mesaque e Abede-Nego) ousaram desobedecer ao rei. Imediatamente, alguns babilónios levaram a questão à atenção do monarca. Os acusadores buscaram enfurecê-lo, dizendo que: (1) tinha sido o próprio rei que tinha colocado aqueles três jovens para administrar a província da Babilónia; (2) que os homens judeus não serviam aos deuses do rei; e que (3) eles não adoravam a imagem de ouro que Nabucodonosor tinha estabelecido (Daniel 3:12). Mas apesar da sua fúria contra eles, o rei ofereceu aos três homens uma segunda oportunidade. Ele estava disposto a repetir todo o procedimento para que aqueles homens se pudessem retratar e adorar a imagem. Se eles se recusassem a obedecer, seriam atirados para a fornalha ardente. E Nabucodonosor encerrou o seu apelo com uma afirmação muito arrogante: “E quem é o Deus que vos poderá livrar das minhas mãos?” (Daniel 3:15). 

Dotados de coragem sobrenatural, eles responderam ao rei: “Se o nosso Deus, a quem servimos, quer livrar-nos, Ele nos livrará da fornalha de fogo ardente e das tuas mãos, ó rei. Se não, fica sabendo, ó rei, que não serviremos a teus deuses, nem adoraremos a imagem de ouro que levantaste” (Daniel 3:17, 18). 

Embora soubessem que o seu Deus podia livrá-los, os três jovens não tinham a garantia de que Ele o faria. No entanto, eles recusaram-se a obedecer à ordem do rei, mesmo sabendo que podiam ser queimados vivos. Como podemos obter este tipo de fé?