25.12.19

Propósito e Entusiasmo

Quarta-feira, 25 de Dezembro 

4. O que revelam os seguintes textos sobre a força motivadora na vida de Esdras e Neemias? Neemias 2:1-10; Esdras 7:8-10 

Em tudo o que faziam, Esdras e Neemias procuravam ver a vontade de Deus cumprida na vida do povo. É verdade que os judeus tinham estragado tudo e foram punidos por isso. Mas o Senhor, fiel às Suas promessas, abriu o caminho para que o Seu povo retornasse à terra prometida e, se fosse fiel, realizasse os objetivos que Ele tinha estabelecido. E Deus, na Sua sabedoria, escolheu dois homens dedicados, homens de certa maneira semelhantes a Moisés, para desempenhar uma função central na restauração, como Ele tinha usado Moisés para uma obra especial. 

Grandes líderes, como estes dois homens, têm um objetivo que impulsiona todas as suas ações. Pode-se dizer que Esdras e Neemias tinham um propósito na vida. Eles tinham uma visão de onde desejavam que o povo de Deus estivesse, e então colocaram todas as suas forças para cumprir esse objetivo. 

Esdras fez isto a estudar as Escrituras e ensinar a Palavra ao povo. Neemias encorajou o povo a fazer o que era correcto e a defender o Senhor corajosamente. Ambos desejavam ver Jerusalém restaurada, mas não apenas uma restauração material; também desejavam ver o reavivamento e a reforma na vida espiritual dos seus habitantes. Por isso, eles corrigiram, reprovaram e, às vezes, exigiram certa maneira de agir. Grandes líderes creem em algo maior que o comum e o medíocre. Esdras e Neemias criam num Deus amoroso e poderoso que faz milagres; por isso, eles desejavam que todos tivessem uma relação profunda com o Pai celestial. 

Desde o primeiro capítulo de Neemias, o leitor fica impressionado com a sua dedicação à causa de Deus e também com a sua aflição por causa da triste situação do seu povo. Neste capítulo, é relatado que ele chorou quando soube do sofrimento dos israelitas em Judá. Em oração, ele comprometeu-se a fazer o que Deus lhe pedisse. Neemias parecia motivado pela ideia de fazer a diferença no mundo. Ele era um homem de ação a favor de Deus. Não foi ganhando o maior salário ou tendo uma posição preeminente que Neemias escolheu fazer a diferença (embora ele tivesse estes privilégios na Pérsia), mas indo a Judá, uma nação desfavorecida, que sofria oposição a cada passo. Ele foi movido pela fé, independentemente dos obstáculos à sua frente.