31.12.19

Profecias Apocalípticas em Daniel

Terça-feira, 31 de Dezembro 

As visões de Daniel são de natureza diferente da maioria das mensagens proféticas do Antigo Testamento. As profecias de Daniel pertencem à categoria de profecias apocalípticas, enquanto a maioria das outras profecias pertencem à categoria de profecias clássicas. Uma compreensão da diferença básica entre estes gêneros proféticos é essencial para entender correctamente as profecias bíblicas. 

As profecias apocalípticas apresentam algumas características peculiares que as diferenciam das chamadas profecias clássicas: 

Visões e sonhos. Nas profecias apocalípticas, Deus usa principalmente sonhos e visões para transmitir a Sua mensagem ao profeta. Na profecia clássica, o profeta recebe “a Palavra do Senhor”, que pode incluir visões, uma expressão que aparece com pequenas variações cerca de 1.600 vezes nos profetas clássicos. 

Simbolismo composto. Enquanto na profecia clássica há uma quantidade limitada de simbolismo, envolvendo principalmente símbolos verdadeiros, na profecia apocalíptica Deus mostra símbolos e imagens além do mundo da realidade humana, como animais híbridos ou monstros com asas e chifres. 

Soberania e incondicionalidade divinas. Enquanto o cumprimento das profecias clássicas depende da resposta humana no contexto da aliança de Deus com Israel, as profecias apocalípticas são incondicionais. Nelas, o Senhor revela a ascensão e a queda dos impérios desde os dias de Daniel até ao fim. Estas profecias baseiam-se na presciência e soberania de Deus, e vão-se cumprir independentemente das escolhas humanas. 

3. Leia Jonas 3:3-10. Esta é uma profecia clássica ou apocalíptica? Justifique a sua resposta. E em relação a Daniel 7:6? 

Conhecer os géneros das profecias clássicas e apocalípticas beneficia-nos, por três razões: 1. Estes géneros mostram que Deus usa abordagens diferentes para comunicar a verdade profética (Hebreus 1:1). 2. Este conhecimento ajuda-nos a apreciar mais a beleza e a complexidade da Bíblia. 3. Aprendemos também a interpretar as profecias de acordo com o testemunho bíblico e a explicar corretamente “a palavra da verdade” (2 Timóteo 2:15). 

4. Alguns esperam que os eventos finais da História tenham lugar no Oriente Médio. O que está errado nesta interpretação? Como nos esclarece o conhecimento da diferença entre profecias apocalípticas e clássicas esta questão? Oseias 3:4, 5; Amós 8:11; Zacarias 9:1