11.12.19

Pisar os Lagares de Vinho no Sábado

Quarta-feira, 11 de Dezembro 

4. Leia Neemias 13:15, 16. De que problema fala ele nesta passagem? 

Não é fácil defender a Deus quando estamos em minoria. Visto que Ele tinha dito que o Sábado devia ser um dia santo no qual ninguém devia fazer nenhum trabalho, Neemias pretendia assegurar que este mandamento fosse seguido em Jerusalém. É evidente que ele sentiu a obrigação moral de assumir uma posição e agir de acordo com ela. 

O Sábado foi criado como o auge da semana da criação, porque é um dia especial em que as pessoas são renovadas e recriadas ao passar tempo com Deus de uma forma que não podem fazer quando estão envolvidas em ocupações e atividades seculares. 

Dizem que “mais do que Israel guardava o Sábado, o Sábado guardava Israel”. O Sétimo Dia, o Sábado, era e é um poderoso meio para ajudar a manter a fé dos que, pela graça de Deus, buscam observá-lo e desfrutar os benefícios físicos e espirituais que ele oferece. 

5. O que fez Neemias para impedir a “compra e venda” no Sábado? Neemias 13:17-22 

Por causa de Neemias ser o governador de Judá, ele sentia-se responsável por executar as regras. A base das normas da nação era a Lei de Deus. Por isso, ele tornou-se guardião da Lei, o que incluía o Sábado. Se os nobres de Judá tivessem enfrentado a corrupção trazida pelo sumo sacerdote, ele talvez não se encontrasse nesta situação. No entanto, talvez os governantes e os nobres já estivessem ressentidos com o servo de Deus porque ele os tinha feito restituir os recursos dos pobres que tinham sido explorados; assim, eles também não se opuseram às mudanças que Eliasibe e Tobias implementaram. 

Neemias repreendeu primeiro os nobres e, depois, ordenou que os portões fossem fechados e que se pusessem servos para os guardar. Quando o mercado simplesmente se mudou para fora da cidade, ele tomou medidas ainda mais drásticas e ameaçou prender os mercadores (Neemias 13:21). Neemias foi um homem de palavra, pois a partir deste momento os comerciantes afastaram-se.