9.12.19

Os Levitas Nos Campos


Segunda-feira, 09 de Dezembro 

2. De acordo com Neemias 13:10-14, o que buscou o servo de Deus remediar? 

Cantores, porteiros e outros servos do templo tiveram que voltar a trabalhar nos campos para alimentar as suas familias, visto que a obra de Deus não estava a ser sustentada. Todo o sistema de dízimos e ofertas, que tinha sido estabelecido de maneira tão meticulosa, estava agora em ruínas. Neemias teve que começar outra vez. O ato de atirar todos os móveis para fora do aposento revela desespero (Neemias 13:8). 

“Não apenas o templo tinha sido profanado, mas as ofertas tinham sido mal-empregadas. Isto estava a desencorajar a liberalidade do povo. Tinham perdido o seu zelo e fervor e relutavam em entregar o dízimo. A tesouraria da casa do Senhor estava pobremente suprida; muitos dos cantores e outros empregados nos serviços do templo, não recebendo sustento suficiente, tinham deixado a obra de Deus para trabalharem noutras partes.” Ellen G. White, Profetas e Reis, p. 670 

É impressionante ver que todo o povo de Judá se reuniu mais uma vez e reconstruiu o que tinha sido destruído. As pessoas estavam do lado de Neemias, opondo-se a Tobias e a Eliasibe, porque devem ter percebido que o servo de Deus fez tudo o que pôde para o benefício delas. Além disso, o governador confiou os cargos de superintendentes do templo a homens que ele considerava fiéis e confiáveis. Eles receberam a tarefa de coletar os dízimos e as ofertas, certificando-se de que as mercadorias fossem armazenadas adequadamente e distribuindo os recursos para os grupos apropriados. Noutras palavras, parece que o sistema corrupto de liderança foi extirpado de uma só vez. 

Embora Neemias tivesse nomeado homens fiéis para a organização do templo, o corrupto Eliasibe, sumo sacerdote, não perdeu a sua posição, pois ela tinha sido transmitida mediante a descendência de Arão. A sua obra no templo pode ter sido prejudicada porque outras pessoas foram nomeadas para administrar algumas responsabilidades do sumo sacerdote; no entanto, ele ainda mantinha essa função. 

Neemias tinha orado: “Deus meu, lembra-Te de mim e não apagues as beneficências que eu fiz à casa de meu Deus e para o Seu serviço” (Neemias 13:14). O que havia de tão humano nesta oração?