25.12.19

O Mal aos Olhos do Senhor

Segunda-feira, 23 de Dezembro 

2. O que revelam os seguintes textos sobre estes líderes e a sua influência sobre as pessoas que estavam sob o seu governo? 

1 Reis 15:26, 34 

2 Reis 13:1-3 

João 11:46-53 

A nossa liderança tem o potencial de elevar ou desanimar pessoas espiritualmente. Este facto traz uma séria reflexão para os que ocupam posições de liderança em qualquer função. E, em todos os casos apresentados nos textos citados acima, o efeito foi devastadoramente negativo. 

Mais especificamente, o nosso caráter e a dedicação a Cristo fazem a diferença para aqueles com quem nos relacionamos. Líderes espirituais influenciam os outros, seja em direção a Deus, se eles mesmos O buscam, ou em direção ao mal, se estão afastados Dele. 

Em contraste com o que vimos hoje, é inegável que Esdras e Neemias tiveram um forte relacionamento com Deus. A quantidade de jejuns e orações destes servos de Deus registada na Bíblia excede o que há relatado nas Escrituras a respeito de outros grandes líderes. A nação estava a andar com Deus sob a liderança deles, pois o rumo da sua vida dirigia-se para Ele, mesmo que nem tudo fosse perfeito. Por outro lado, o facto de que alguns não tenham sido impactados ou transformados pela influência de Esdras e Neemias atesta que, em última análise, a fé de qualquer outra pessoa não faz diferença para nós, se não exercemos a nossa própria fé. Afinal, observe as pessoas que tiveram a oportunidade de ver Jesus em carne e osso, de ouvi-Lo pregar e até mesmo de testemunhar os Seus milagres ou ouvir sobre eles, e ainda assim rejeitaram-nO. Temos uma função a desempenhar, seja qual for a nossa situação na vida, e podemos ser uma influência para o bem ou para o mal. No fim, cada pessoa terá que responder por si mesma perante Deus. 

Como pode influenciar de maneira positiva as pessoas com as quais se relaciona?