14.12.19

Lidar Com Más Decisões

Lição 12, 14 a 20 de Dezembro 


Sábado à tarde 

VERSO ÁUREO: “E disse: Meu Deus! Estou confuso e envergonhado, para levantar a ti a minha face, meu Deus, porque as nossas iniquidades se multiplicaram sobre a nossa cabeça, e a nossa culpa tem crescido até aos céus.” Esdras 9:6

LEITURAS DA SEMANA: Neemias 13:23-25; Deuteronómio 7:3, 4; 2 Coríntios 6:14; Esdras 9; 10; 1 Coríntios 7:10-17 

Nas comunidades judaicas o casamento com não israelitas tinha-se tornado o padrão. Esdras e Neemias estavam muito preocupados com isto, pois desejavam levar a nação a um profundo relacionamento com Deus. Eles estavam cientes da influência negativa que os incrédulos ou adoradores de ídolos podiam ter sobre o povo, uma vez que tinham observado os terríveis efeitos desta prática ao longo da história. As religiões cananitas espalharam-se por todo o Israel até que Baal e Astarote passaram a ser adorados em todos os lugares altos. Além disso, a influência dos cônjuges pagãos nas famílias israelitas era prejudicial. Balaão aconselhou os moabitas a enviarem as suas mulheres aos israelitas, certo de que os israelitas se afastariam de Deus ao se apaixonarem por estas mulheres. Neste aspecto, a percepção do falso profeta estava certa. Os cônjuges não apenas influenciam um ao outro, mas interferem na fé dos seus filhos. 

O que fizeram Esdras e Neemias com a situação dos casamentos mistos de Israel? Eles ignoraram o assunto ou lutaram contra o problema? Nesta semana, examinaremos como os dois líderes abordaram esta questão.