18.12.19

Esdras Age

Quarta-feira, 18 de Dezembro 

5. Leia Esdras 10. Como lidaram os líderes com o problema do casamento misto? 

A assembleia decidiu mandar embora as esposas estrangeiras. Surpreendentemente, mesmo os que se encontravam nesta situação concordaram com o plano, exceto quatro homens (Esdras 10:15). Os judeus prometeram mandar embora os cônjuges. Passaram-se três meses para que tudo fosse cumprido. No fim, 113 judeus dispensaram as esposas (Esdras 10:18-43). O último verso (Esdras 10:44) afirma que alguns desses casamentos mistos já tinham gerado filhos. Mandar embora mães que tinham filhos não parece racional nem correto. No entanto, devemos lembrar que este foi um momento único, no qual Deus estava a recomeçar a Sua história com a nação judaica e, em certo sentido, eles estavam a assinar um pacto com Ele. Seguir totalmente a Deus exige medidas radicais. 

As palavras usadas em Esdras 10:11, 19 para “separar” (badal) e “despedir” (yatza) não são usadas em nenhuma outra parte das Escrituras para a questão do divórcio. Esdras conhecia a terminologia usada regularmente para o divórcio, mas ele optou por não a usar. Por isso, é evidente que o escriba não considerou aqueles casamentos válidos depois que descobriu que eles transgrediam o mandamento da Torá. Noutras palavras, os casamentos foram anulados porque eram contrários à Lei divina e, portanto, inválidos. No entanto, não recebemos informações sobre o que aconteceu com as esposas e os filhos e o impacto desta ação sobre a comunidade. De acordo com o costume da época, os ex-maridos teriam cuidado da transferência das suas ex-esposas e dos seus filhos. As esposas normalmente teriam voltado para a casa dos seus pais. 

Com o tempo, entretanto, alguns judeus começaram a casar-se com mulheres incrédulas, e talvez alguns tenham buscado as esposas que tinham ido embora. A natureza passageira da solução pode ser atribuída à natureza humana e ao ciclo de altos e baixos do compromisso com Deus. Mesmo os que se consideram cristãos fortes têm de admitir que passam por períodos de menor dedicação a Deus quando a sua caminhada com Ele é deficiente. Infelizmente, muitas vezes enfrentamos dificuldade em colocar Deus no primeiro lugar da nossa vida. 

Já teve períodos de menor dedicação a Deus? O que aprendeu com essas experiências?