3.12.19

Dois Grandes Coros de Ações de Graças

Terça-feira, 03 de Dezembro 

4. De acordo com Neemias 12:31-42, porque foi a música uma parte tão importante da celebração? 

Nos dias de Neemias, ele criou, como parte do culto de adoração, dois coros de ações de graças que caminhavam em redor de Jerusalém a cantar, acompanhados de instrumentos. Eles começavam no mesmo lugar e depois separavam-se, e iam em direções diferentes à volta do muro da cidade. Um grupo era conduzido por Esdras, que estava à frente, e o outro tinha Neemias na parte de trás. Os dois coros encontravam-se outra vez na Porta do Vale e de lá seguiam para o templo. Sacerdotes que tocavam as trombetas complementavam cada procissão. Quando os coros entravam no templo, ficavam de frente um para o outro. A procissão e o culto de adoração foram organizados com excelência. 

Para responder porque a música era uma parte tão importante da celebração e do culto de adoração, precisamos examinar o seu significado no contexto do templo. A música no templo não era um concerto que as pessoas vinham apreciar, como ouvir a quinta sinfonia de Beethoven ser apresentada numa sala de concertos. Em vez disso, enquanto os músicos cantavam e tocavam os instrumentos, o povo curvava-se em oração. Era uma parte da adoração. 

Os atos centrais do templo e da adoração diziam respeito aos sacrifícios, o que, em si, eram ações bastante desagradáveis. Afinal, o que estavam eles a fazer senão cortar a garganta de animais inocentes? O ato de tocar uma música muito bonita elevava os pensamentos ao Céu e tornava a experiência de adoração mais agradável. 

5. Quais os exemplos bíblicos em que a música desempenhou um papel importante na adoração? Veja especialmente Êxodo 15:1; 2 Crónicas 20:21, 22 e Apocalipse 15:2-4. 

Na Terra e no Céu a música faz parte da experiência de adoração. Observe que, nos versos acima, o ato de cantar diz respeito ao que o Senhor fez pelo Seu povo, dando-lhes inclusive a vitória “sobre a besta”. É o louvor a Deus pelos Seus atos de salvação. 

Cite algumas coisas que Deus fez por si como boas razões para Lhe cantar louvores.