10.12.19

Dízimos e Ofertas

Terça-feira, 10 de Dezembro 

As reformas de Neemias nos serviços do templo incluíram a implementação dos dízimos e das ofertas. 

3. Leia Números 18:21-24, Malaquias 3:10, Mateus 23:23, 1 Coríntios 9:7-14, 2 Coríntios 9:6-8 e Hebreus 7:1, 2. Qual é a importância dos dízimos e ofertas, não apenas no serviço do templo, mas na atualidade? 

Sem a recolha dos dízimos e ofertas, o templo não podia funcionar. Quando o povo parou de devolver os dízimos, os serviços no templo foram arruinados, e todo o sistema de adoração estava em risco. Visto que os funcionários do templo saíram para procurar outros empregos para sustentar a sua família, eles não conseguiam concentrar-se nos cuidados do templo. Em consequência, a adoração a Deus foi reduzida. 

“O sistema de dízimos é belo na sua simplicidade. A sua justiça é revelada pela aplicação proporcional sobre o rico e o pobre. Na mesma proporção em que Deus nos concedeu o uso da sua propriedade, devemos retribuir-Lhe o dízimo. Quando Deus reclama para Si o dízimo (Malaquias 3:10), Ele não apela para a nossa gratidão ou generosidade. Embora a gratidão deva fazer parte de todas as nossas expressões dirigidas a Deus, dizimamos porque Deus nos ordenou fazê-lo. O dízimo pertence ao Senhor, e Ele requer que Lhe devolvamos.” Nisto Cremos, 2003, p. 304 

Assim como aconteceu com o templo israelita, a nossa igreja entraria em decadência sem o sustento dos dízimos e ofertas. Os cultos e serviços da igreja não funcionariam sem pessoas pagas para dedicar tempo a um ministério de qualidade, ao planeamento e à administração da igreja para Deus. A excelência da adoração a Deus também diminuiria. Mais importante ainda, sem os dízimos e ofertas, não existiria evangelismo. 

Além disso, devolvemos o dízimo porque Deus estabeleceu este sistema na Bíblia. Há ocasiões em que o Senhor não precisa explicar porque estabeleceu algo. O Criador espera que confiemos que Ele está no controle. Devemos estar informados sobre como o sistema funciona, mas, depois disso, precisamos confiá-lo aos cuidados do Pai celestial. 

Porque é o dízimo tão importante para a nossa espiritualidade, como uma atitude que demonstre a nossa confiança em Deus?