15.12.19

A Reação de Neemias

Domingo, 15 de Dezembro 

1. Leia Neemias 13:23-25. O que aconteceu e como podemos explicar a reação do servo de Deus perante o problema? 

Como os filhos não falavam aramaico (a língua usada durante o exílio) nem o hebraico, eles não conseguiam entender os ensinos das Escrituras. Este era um problema real, pois o conhecimento da revelação de Deus podia ser distorcido ou até mesmo desaparecer. Os escribas e sacerdotes explicavam a Torá principalmente em aramaico, para tornar a pregação clara para o povo. No entanto, uma vez que as mães eram de Amom, Asdode e Moabe, e geralmente eram as principais cuidadoras dos filhos, não é de surpreender que os filhos não falassem também a língua dos pais. A língua que falamos influencia a maneira como formamos os nossos conceitos, pois usamos o vocabulário dessa cultura. A perda da língua bíblica significava a perda da identidade. Por isso, Neemias julgava impensável que as famílias perdessem o contacto com a Palavra de Deus e, consequentemente, a sua ligação com o Deus vivo, o Senhor dos hebreus. 

Estudiosos da Bíblia destacam que as ações de Neemias provavelmente humilhassem publicamente o povo como parte dos castigos prescritos naquele tempo. Quando é dito que ele os repreendeu e os amaldiçoou, não devemos pensar que o servo de Deus usou linguagem suja ou ofensiva, mas que ele proferiu as maldições descritas em Deuteronómio 28 sobre aqueles que quebraram a aliança. Muito possivelmente Neemias escolheu as palavras da Bíblia para os levar à compreensão das suas ações erradas e das consequências das suas más escolhas. 

Além disto, quando o texto diz que Neemias espancou alguns deles e lhes arrancou os cabelos (Neemias 13:25), em vez de o ver indignado e a reagir com fúria, devemos observar que o espancamento era uma punição pública prevista. Esta conduta foi aplicada apenas a alguns deles, ou seja, aos líderes que causaram ou promoveram a conduta errada. Estas ações deviam servir como métodos de humilhação pública. Neemias queria assegurar que as pessoas entendessem a gravidade das suas escolhas e as consequências delas. 

Como devemos reagir quando nos deparamos com o que acreditamos ser um mau procedimento na igreja?