31.12.19

A Estrutura do Livro de Daniel

Segunda-feira, 30 de Dezembro 

O livro de Daniel foi escrito em hebraico e aramaico. A secção em aramaico (capítulos 2-7) revela a seguinte estrutura, que reforça uma mensagem central desta secção e do livro: 

A. Visão de Nabucodonosor sobre quatro reinos (Daniel 2) 

   B. Deus livra os companheiros de Daniel da fornalha ardente (Daniel 3) 

      C. Juízo sobre Nabucodonosor (Daniel 4) 

      C’. Juízo sobre Belsazar (Daniel 5) 

   B’. Deus liberta Daniel da cova dos leões (Daniel 6) 

A’. Visão de Daniel sobre os quatro reinos (Daniel 7) 

Este tipo de organização literária serve para destacar o ponto principal, colocando-o no centro da estrutura que, neste caso, consiste em C e C’ (Daniel 4 e 5): Deus remove o reino de Nabucodonosor (temporariamente) e o de Belsazar (permanentemente). Portanto, a ênfase dos capítulos 2–7 está na soberania de Deus sobre os reis da Terra, visto que Ele estabelece-os e remove-os. 

Uma técnica eficaz para transmitir uma mensagem e deixar claro um ponto é a repetição. Por exemplo, Deus deu ao faraó dois sonhos sobre o futuro do Egito (Génesis 41:1-7). Sete vacas gordas foram devoradas por sete vacas magras, e sete espigas saudáveis foram devoradas por sete espigas secas. Ambos os sonhos apresentam a mesma ideia: sete anos de prosperidade seriam seguidos por sete anos de escassez. 

No livro de Daniel, Deus também usou a repetição. Existem quatro ciclos proféticos, que são repetições de uma estrutura básica geral. No fim, esta estrutura mostra a suprema soberania de Deus. Embora cada grande esboço profético transmita uma perspectiva distinta, juntos eles abrangem o mesmo período histórico, estendendo-se desde o tempo do profeta até o fim, como mostra o diagrama a seguir: 

(1)Daniel 2 (2)Daniel 7 (3)Daniel 8, 9 (4)Daniel 10-12 

(1)Babilónia (2)Babilónia

(1)Medo-Pérsia (2)Medo-Pérsia (3)Medo-Pérsia (4)Medo-Pérsia

(1)Grécia (2)Grécia (3)Grécia (4)Grécia 

(1)Roma (2)Roma (3)Roma (4)Roma 

(1)O reino de Deus é estabelecido (2)O juízo celestial que conduz à Nova Terra (3)Purificação do Santuário (4)Miguel levanta-Se 

2. Que grande esperança apresentam estes textos em relação às nossas perspectivas a longo prazo? Daniel 2:44; Salmos 9:7-12; 2 Pedro 3:11-13